A última semana de 2020 será com chuva e riscos de deslizamentos no Centro-Leste do Estado, que incluem Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul e Planaltos. Nesta segunda-feira (28), a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta que indica volumes pontuais acima de 50 mm para a região.
Em função do alto acumulado de chuva nas últimas 72 horas e ainda com persistência de precipitações, o risco de deslizamento até está terça (28) segue alto no Litoral Norte, Médio Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis. Já no Baixo Vale do Itajaí, o risco é altíssimo.
O órgão emitiu um alerta de temporais no período entre a tarde e noite desta segunda, associados à chuva intensa com períodos de sol e possíveis alagamentos como foram vistos no últimos dias.
Do Extremo Oeste ao Meio-Oeste há possibilidade de temporais isolados durante a tarde de segunda, com temperaturas máximas acima de 30°C. Nas outras regiões, as temperaturas máximas variam entre 24°C a 26°C, com rajadas de vento de intensidade fraca à moderada.
Na terça-feira (29), seguem os riscos de temporais no Litoral e Vale do Itajaí, principalmente durante a manhã e a noite, de acordo com a Defesa Civil.
Segundo o órgão, na Grande Florianópolis, as pessoas devem ficar atentas a partir da metade do dia por causa dos riscos de temporais no início da semana.
Veja também: Autor de feminicídio em Jaraguá do Sul confessa crime
Durante a quarta-feira, as temperaturas serão elevadas em todas as regiões, ultrapassando 30°C no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. Nas demais regiões, as máximas variam entre 27 e 29°C. Apenas nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul terão possíveis temporais, com risco mais baixo.
Tempo na virada do ano
No último dia do ano, quinta-feira (31), o tempo deve mudar significativamente. As temperaturas podem chegar na casa dos 30°C, mas uma frente fria deve atingir todo o Estado. O dia começa quente, mas na metade da tarde há previsão de mudança na temperatura e probabilidade de chuvas e ventos Sul, segundo a Defesa Civil.
O órgão aponta ainda que a virada do ano poderá ser com tempo mais fechado. Na sexta-feira (1º), as temperaturas não devem passar dos 24°C e trarão sensação de mais frio.
Chuva causa estragos no fim de semana
Uma chuva intensa atingiu Florianópolis desde o início da manhã de domingo (27) e deixou moradores ilhados por conta de alagamentos. Outras cidades do litoral também foram castigadas pelo temporal.
Veja também: Bombinhas deve declarar estado de emergência devido às chuvas
A situação foi mais grave no Norte da Ilha de Santa Catarina, que registrou ocorrências de invasão da água em ruas e casas.
Na região da Foz do Rio Itajaí, Bombinhas foi uma das cidades mais afetadas. Nas últimas 12 horas, a Defesa Civil do município registrou 152 milímetros de chuvas.