Sou Mais Pet
Colunistas

Educação em tempos de pandemia | Professor Simão Henrique Jakobowski

Neste momento onde o planeta Terra passa por uma crise sem precedentes, as pessoas estão se adaptando a algumas situações que lhes são impostas. O COVID-19 não é só um vírus que ataca a humanidade, ele ataca sistemas econômicos, sistemas de saúde e com certeza após sua passagem nossas vidas serão diferentes

No campo da Educação Básica todos estão bastante apreensivos e preocupados. Dentro de todo este contexto, professores estão se transformando e desdobrando para manter o processo ativo, estudantes estão vivenciando um processo de educação sem contato presencial com seus professores e tendo na internet e nas famílias seu principal suporte, famílias que estão percebendo o quão difícil é o processo de ensinar, pois estão se transformando em pais/professores.

Concordando com o professor Antònio Nòvoa, neste tempo de pandemia “A transição digital, por meio dos mais diversos dispositivos irá acontecer de forma mais rápida e teremos uma mudança da escola. Será preciso criar novos ambientes de sala de aula e devemos nos reinventar enquanto educadores no pós-crise”. Isto proporcionará uma aceleração na metamorfose na qual o contexto atual já estava pressionando a escola, professores e estudantes.

Além de todo este movimento a escola precisará de agora em diante repensar suas práticas, repensar a efetividade dos processos de ensinar e aprender, repensar a utilidade dos conhecimentos que são ensinados e principalmente servir para formar cidadãos críticos, criativos e ativos dentro da sociedade na era das tecnologias digitais.



Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!



Casa dos Colchoes

Comente Aqui