Sou Mais Pet
Geral

Após chuva constante e formação de ciclone, SC reforça alerta para deslizamentos e alagamentos

Ao menos 19 cidades catarinenses contabilizaram mais de 100 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. O índice foi divulgado pela Defesa Civil na manhã desta terça-feira (3). O maior acumulado foi registrado na cidade de Santa Rosa de Lima, onde em um dia choveu 131 milímetros.

Na sequência vem Garopaba, com 128 milímetros acumulados. Em terceiro lugar está Siderópolis, com 121,2 milímetros. Confira na tabela a seguir os maiores índices pluviométricos registrados pelo Estado em 24 horas:

Cidades registraram altos índices em 24 horas – Foto: Defesa Civil de Santa Catarina/Divulgação/ND

Dessa forma, a Defesa Civil alerta para a continuidade da chuva em todo o Estado, com risco altíssimo para ocorrências como vendavais, alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações cidades destacadas em vermelho e laranja:

Os fenômenos devem-se principalmente à formação de um ciclone extratropical que está atuando sob Santa Catarina e também sob o Rio Grande do Sul. A chuva é persistente nas regiões do Planalto Norte, Grande Florianópolis, Médio e Alto Vale do Itajaí.

Durante as próximas quatro horas, os locais pontuais devem ficar atentos para alagamentos, conforme alerta a Defesa Civil. Enquanto isso, os municípios de Braço do Norte e Criciúma estão com risco laranja para deslizamentos.

Já a cidade de Garopaba apresenta risco vermelho para a ocorrência.

Outros municípios catarinenses também devem se manter atentos para tais riscos, conforme indicado pelas colorações do mapa abaixo:

Por conta da intensa presença de nuvens pelo Estado, a temperatura não deve ficar elevada durante o dia, marcando entre 17°C e 22°C do Litoral Sul e Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Já as demais regiões marcam entre 12°C e 17°C em seus termômetros.

Mar agitado

Com as intensas chuvas e a formação do ciclone, o mar deverá ficar agitado entre às 11h desta terça-feira (3) e às 18h de sexta-feira (6), com chance de ressaca. As ondas atuarão com direção sudeste e leste em todo o Litoral catarinense.

Na parte Sul, as ondas marcam até 4 metros de altura, com picos podendo chegar a 4,5 metros. Na Grande Florianópolis, elas ficam entre 2 metros e 4 metros. Nas demais áreas litorâneas elas não devem passar dos 2,5 metros. O risco para ocorrências é alto em ao longo de toda a costa.

Rajadas intensas de vento

Entre a terça e a quinta-feira (5), a atuação do ciclone extratropical favorece a ocorrência de rajadas de ventos com forte intensidade no Litoral de Santa Catarina e em áreas próximas. Pontualmente, de acordo com a Defesa Civil, eles podem ultrapassar os 80 km/h no Planalto Sul e áreas costeiras.

Volumes de chuva devem aumentar

Apesar dos já altos índices, o volume de chuvas em Santa Catarina deve seguir aumentando, de acordo com a MetSul Meteorologia, principalmente nas áreas ao Sul do Estado. Muitas cidades deverão registrar entre 100 e 300 milímetros durante as próximas 48 horas.

Veja como ficam as temperaturas nesta terça-feira (3):

  • Litoral Norte: 20°C / 23°C;
  • Planalto Norte: 13°C / 17°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 17°C / 19°C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 11°C / 16°C;
  • Vale do Itajaí: 13°C / 17°C;
  • Litoral Sul: 16°C / 17°C;
  • Planalto Sul: 8°C / 13°C;
  • Meio-Oeste: 12°C / 15°C;
  • Oeste: 12°C / 17°C;
  • Extremo-Oeste: 11°C / 18°C.


Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!



Casa dos Colchoes