Sou Mais Pet
Política

Coronavírus: Amvali pede ao governo de SC mais diálogo e participação nas decisões

Com o objetivo de estreitar a articulação, a comunicação e logística entre Municípios e Estado, em atendimento ao pleito da FECAM de aprofundamento aos debates de infraestrutura, o Governo Estadual tem realizado encontros macrorregionais, por videoconferência, de orientação e levantamento das informações de logística em saúde pelo enfrentamento ao COVID-19.

Na macrorregião Norte e Nordeste, que envolve a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) e a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), a reunião aconteceu na tarde de ontem (28), com a participação de prefeitos, secretários e gestores municipais e executivos das associações que apresentaram seus questionamentos ao secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, o chefe da Casa Civil, Douglas Borba e ao Coordenador da Central de Atendimento aos Municípios (CAM), Gabriel Arthur Loeff.

O secretário estatual apresentou a plataforma online com ferramentas de inteligência e estatísticas (BI), que estão sendo utilizadas pelo Governo para as tomadas das decisões sobre as medidas implantadas em todo o Estado. Helton Zeferino explicou o cenário da nossa macrorregião, apresentando a quantidades atualizada de leitos por UTI ativos por município e hospital.

Na região da Amvali, os hospitais que constam na plataforma e que foram citados durante a reunião, são os de Jaraguá do Sul. O Hospital São José conta com 27 leitos de UTI ativos e 10 novos leitos de UTI. Já no Hospital e Maternidade Jaraguá, são 28 leitos de UTI ativos e 12 novos. Ao todo são 77 leitos que estão disponibilizados para o enfretamento do coronavírus.

Essas informações estão todas centralizadas no site http://www.coronavirus.sc.gov.br/ e é de acesso a todos os cidadãos.

O presidente da Amvali e prefeito de Corupá, João Carlos Gottardi, representando os setes municípios da Associação, falou sobre os números de casos na região atualizados e deixou aberta a disposição de ajuda com a disponibilização do Hospital Municipal de Guaramirim e Massaranduba, caso seja necessário a ampliação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Gottardi também falou sobre os Prontos Atendimentos (PA) de Corupá e Schroeder que também podem ser usados para o atendimento à população. Gottardi reitera que as prefeituras da região estão disponíveis para ajudar no que for preciso no combate da pandemia causada pelo COVID-19.

Em resposta, o Secretário Estatual Helton declarou que toda a rede hospitalar da região está sendo monitorada pelo Governo, e que existe um planejamento de usar toda essa rede, conforme a ampliação do cenário durante a pandemia, mas deixou claro que a prioridade no momento é equipar e disponibilizar novos leitos dentro dos 48 hospitais, que são os de referências para no enfrentamento do Covida-19.

Diante disso, o Governo não está trabalhando com disponibilidade para equipamentos, como respiradores para unidades de prontos atendimentos.

A chefe de Gabinete da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Manu Wolff que também participou da reunião, reforçou o pedido de que as autoridades locais precisam de mais informações e diálogo sobre o envio de materiais, testes, equipamentos e recursos para a região da Amvali.

A secretária executiva da Amvali, Juliana Demarchi avalia a reunião de forma positiva no sentido de termo cada vez mais essa aproximação com o Governo do Estado, para que os gestores municipais possam participar mais das decisões dentro da realidade de cada município e que possamos ter mais dados para o planejamento das ações a serem realizadas e a urgência na tomada de decisões com base em dados oficiais.



Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!



Casa dos Colchoes

Comente Aqui