Com o agravamento da pandemia da Covid-19, o governo de Santa Catarina se reuniu na manhã desta quarta-feira (5) para atualizar e avaliar as ações diante do novo cenário.
O encontro foi realizado na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, e contou com a presença do governador do Estado, Carlos Moisés, e do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
O Executivo ressaltou que segue monitorando de perto a evolução do quadro, principalmente, nos maiores municípios, onde houve aumento significativo na busca por atendimento ambulatorial.
Até a tarde desta quarta, novas medidas de combate à Covid-19 não foram anunciadas pelo governo do Estado.
Falta de fiscalização
Em entrevista nesta terça-feira (4), André Motta Ribeiro admitiu que as festas de fim de ano não obedeceram as regras sanitárias propostas para controlar a pandemia do coronavírus em Santa Catarina.
Mesmo com o cenário de aumento do número de casos e filas para atendimento em hospitais, o gestor da Saúde descartou medidas mais rígidas para frear o contágio. Por outro lado, o secretário reforçou o papel dos municípios na liberação e fiscalização dos eventos, conforme destaca o decreto estadual.
“Havíamos alertado através do decreto do governador Moisés sobre a responsabilidade de autorização e fiscalização dos municípios para ter maior eficácia neste momento. Infelizmente, o que vimos no final de dezembro foram eventos absolutamente fora das regras sanitárias e as consequências aparecem”, destacou o secretário de Estado da Saúde.