Subiu o número de cidades que decretaram situação de emergência em Santa Catarina, por conta da forte chuva que atinge o Estado, desde o fim de semana. Os decretos já foram assinados por pelo menos oito municípios.
Segundo os últimos dados da Defesa Civil, atualizados às 12h de terça-feira (29), já haviam decretado situação de emergência os municípios de Guaramirim, São Bento do Sul, Luiz Alves, Corupá, Joinville e Rio do Cedro.
Pelo relatório as cidades de Timbó, Araquari e Schroeder também providenciavam documentos para a decretação. Por volta das 18h, a prefeitura de Timbó informou que decretou a situação de emergência, por conta dos estragos provocados no município.
Ponte na Rua Indaial segue interditada, município também decretou situação de emergência
Ainda na noite de terça-feira, também foi decretada situação de emergência em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. Por conta da previsão de chuva e deslizamentos, o município de Palhoça anunciou na terça-feira que criou um comitê de crise para monitorar e prevenir desastres.
O prefeito do município, Ricardo Costa pediu para que a população evite sair de casa.
SC segue em alerta
Conforme a previsão da Defesa Civil, nesta quarta-feira (30), a chuva forte persiste em Santa Catarina, principalmente entre o Baixo e Médio Vale do Itajaí.
A situação deve avançar para a Grande Florianópolis, entre a manhã e início da tarde. Ainda segundo a Defesa Civil, entre a tarde a noite a chuva, com forte intensidade, segue também em direção ao Litoral e Planalto Sul.
“O risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas dos planaltos ao litoral. Em todas as regiões catarinenses, mas especialmente entre o Grande Oeste e Alto Vale do Itajaí, a combinação de calor, umidade e instabilidades podem provocar temporais isolados entre a tarde e a noite, sendo moderado a alto o risco associado a esta condição”, alerta o órgão.