Santa Catarina deve enfrentar chuva volumosa, com risco alto para temporais e alagamentos, entre está quarta (11) e quinta-feira (12). Especialistas da Defesa Civil, Epagri Ciram e Metsul destacam que o volume de chuva pode superar os 100 milímetros em algumas regiões.
Uma nota conjunta, emitida pela Defesa Civil e Epagri Ciram, aponta que o acúmulo de chuva deve ficar, em média, entre 70 a 100 mm nas regiões do Oeste, Meio Oeste, Planaltos, em todo o Vale do Itajaí, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Contudo, em casos pontuais, os valores podem ultrapassar os 100 mm. Para o Extremo-Oeste e Oeste as precipitações devem ficar entre 40 a 70 mm.
“Devido aos acumulados observados nos últimos dias, somados ao observado neste evento, o risco para inundações é muito alto em todo o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul. Na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Meio Oeste o risco é alto”, alerta a Defesa Civil.
Frente fria traz instabilidade e risco de temporais em SC
Apesar da melhora nos últimos dias, a mudança no tempo no Estado é devido à formação de uma frente fria, que traz instabilidade nesta quarta-feira.
Segundo a previsão da Defesa Civil, durante a manhã a chuva avança pelas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul e se espalha para as demais regiões de Santa Catarina.
“Há condições para temporais com chuva intensa em todas as regiões e o risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, danos à rede elétrica e destelhamentos. O risco para deslizamentos é alto a muito alto no estado”, alerta o órgão estadual.
A Defesa Civil alerta que nas áreas em laranja do mapa (abaixo) risco é alto para ocorrências associadas a temporais e a chuva intensa. Nas áreas em amarelo o risco é moderado.
Além da chuva, os catarinenses também devem registrar casos de ventania. Segundo a Defesa Civil, nas regiões Oeste e Planalto Sul rajadas de vento podem atingir 60km/h. O risco é alto para destelhamento, danos na rede elétrica e queda de árvores.
Para quinta-feira, a chuva segue de forma contínua, com intensidade que varia de moderada a forte, especialmente no período da madrugada e manhã.
Os volumes elevados de chuva devem atingir, principalmente, a região entre o Meio-Oeste e o litoral. Nessas localidades, conforme a Defesa Civil, o risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações graduais. Já do Extremo-Oeste e Oeste o risco é considerado moderado a alto.
Queda na temperatura
A temperatura deve baixar rapidamente, ainda na noite de quinta-feira, em Santa Catarina. A Defesa Civil informou que no amanhecer de sexta-feira (13) as temperaturas ficam mais baixas, se comparadas com dias anteriores. Os termômetros deve registrar de 6 e 9°C na Serra e entre 10 e 15°C no restante do estado. A máxima não deve passar dos 18°C.
A chuva que é mais intensa na quarta e quinta, começa a perder a força na sexta-feira, porém, na metade Leste de Santa Catarina ainda deve ter chuva fraca. Isso ocorre devido ao fluxo de umidade do oceano em direção à costa.
Já nas áreas do Oeste o tempo deve ficar firme, por conta de uma massa de ar seco favorece a condição.
Condições do solo
A Defesa Civil emitiu um alerta por conta das condições geológicas , em Santa Catarina. De acordo com a nota, as regiões de Planaltos e todo o Vale do Itajaí, devido ao acumulado de chuvas registradas no estado nos últimos dias, apresenta condições geológicas para deslizamentos e estão em níveis de alerta.
“Todas as regiões do Estado já apresentam solo encharcado e ocorrências pontuais de movimentação de massa”, destacam os especialistas
A recomendação é para que a população fique atenta aos sinais, como de rachadura em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo.
Via: ND+