Algumas cidades de Santa Catarina registraram uma forte ventania na madrugada e manhã desta quinta-feira (9). As rajadas de vento sinalizam a chegada de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul, com previsão de temporais e queda de granizo.
Durante a quarta-feira (8), as rajadas de vento superaram os 60 km/h nas áreas mais altas do Extremo Oeste ao Litoral Sul. A ventania norte/noroeste foi intensa em parte da Grande Florianópolis e na região Serrana também.
O município de Laguna chegou a registrar rajadas de vento de 71 km/h por volta das 4h desta quinta-feira, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
A Defesa Civil alertou nesta manhã para vento sul/sudeste com intensidade moderada, de 45 a 65 km/h, em toda a extensão do Litoral catarinense.
A recomendação é ficar longe das janelas e buscar um local abrigado, longe de árvores, placas e postes de energia.
O final da madrugada foi marcado pela grande quantidade de nuvens, além de pancadas fracas e isoladas de chuva.
Temperaturas também começam a baixar
As temperaturas já começaram a baixar, com variação de 15 a 19 °C entre o Grande Oeste e os planaltos, 19 °C a 22 °C no Litoral Sul e de 22 °C a 25 °C nas demais regiões.
Cuidado! Risco de alagamentos
O avanço da frente fria ao longo desta quinta-feira deve favorecer áreas de instabilidade em toda Santa Catarina.
No Grande Oeste há condição para chuva intensa, pontualmente acompanhada de trovoadas.
A Defesa Civil aponta o risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica, entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul.
O órgão recomenda que a população evite áreas sujeitas a alagamentos e não atravesse ruas alagadas e pontilhões submersos.
É importante buscar abrigo em locais seguros em caso de temporais e evitar atividades ao ar livre.
Vai continuar a ventania? Como fica o tempo no resto da semana?
Sexta-feira (10):
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a frente semi-estacionária vai se deslocar para sul em direção ao Rio Grande do Sul, transformando-se em frente quente.
Isso manterá o clima instável em Santa Catarina, especialmente do Planalto Sul ao Litoral Sul, onde a instabilidade será mais constante, trazendo a possibilidade de chuvas fortes e temporais isolados, acompanhados por ventos intensos e eventual queda de granizo ao longo do dia.
Em outras áreas, principalmente no Grande Oeste, haverá momentos de instabilidade intercalados com períodos de sol.
O risco de ocorrências relacionadas a tempestades e chuvas intensas será baixo a localmente alto.
As temperaturas mínimas ficarão entre 13 e 18°C na maioria das regiões. No Grande Oeste, as máximas voltarão a oscilar entre 26 e 29°C, enquanto no Vale e no Litoral Sul variarão de 22 a 25°C.
Nas áreas serranas e no Litoral Sul próximas ao Rio Grande do Sul, as temperaturas ficarão entre 15°C e 19°C. A ondulação do mar será de leste/sudeste, com altura variando entre 1,0 e 2,2 metros.
Sábado (11):
Ainda segundo a Defesa Civil, a presença de uma área de baixa pressão que se move em direção ao alto mar e a formação de uma nova frente fria entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina manterão o clima instável.
Do Planalto Sul ao Litoral Sul, há maior probabilidade de chuvas localmente intensas e tempestades isoladas, acompanhadas por granizo e ventos fortes.
Entre a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí, o sol surgirá entre as nuvens e as temperaturas subirão, porém, há chance de tempestades isoladas, especialmente da tarde para a noite, com risco baixo a moderado de eventos meteorológicos associados.
Nas outras áreas, o tempo permanecerá estável. As temperaturas máximas variarão de 20°C a 24°C no Litoral Sul e Planalto Sul, de 25°C a 29°C no Grande Oeste e Planalto Norte, e de 27°C a 32°C entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Domingo (12) e segunda-feira (13):
No domingo o sistema permanecerá com características estacionárias, posicionando-se entre o nordeste do Rio Grande do Sul, Serra e Litoral Sul de Santa Catarina, onde é esperada chuva intensa e volumosa.
Haverá um risco moderado a alto de ocorrências como alagamentos, enxurradas localizadas e danos na rede elétrica, alerta a Defesa Civil.
Na segunda-feira (13), esse sistema avançará por todas as regiões de Santa Catarina, favorecendo chuvas localmente intensas e tempestades, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, onde os acumulados de chuva tendem a ser maiores.
O risco de ocorrências associadas será moderado a alto.