Santa Catarina continua sob efeito da “chuva preta”, provocada pela fuligem transportada das queimadas na Amazônia e no Pantanal. Segundo a Defesa Civil do Estado, 22 cidades já registraram o fenômeno e a previsão continua de temporais durante todo o fim de semana.
A entidade explica que a chuva preta ocorre quando a fuligem, transportada pelas correntes de ar, se misturam com as gotas de chuva.
As regiões afetadas foram as dos municípios de Maravilha, Bom Jardim da Serra, Florianópolis, São José, Rio do Sul, Chapecó, São Miguel do Oeste, Belmonte, Jaraguá do Sul entre outras.
Neste sábado (14), ainda há possibilidade da chuva escura cair na região Oeste e Sul, podendo ser acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
No domingo (15), uma frente fria avança junto a formação de uma baixa pressão, causando chuvas no Centro Norte do Estado.
“De forma geral, os acumulados variam entre 50 e 80mm, com pontuais que podem superar 100mm entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Norte catarinense”, afirma o monitoramento da Defesa Civil.
Veja as orientações da Defesa Civil durante a chuva preta:
- Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
- Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
- Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
- Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
- Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local fechado;
- Fique atento a inclinação de postes e árvores;
- Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
- Fique atento a rachaduras em muros e paredes.