Sou Mais Pet
Segurança

Bombeiros de São João do Itaperiú auxiliam a combater incêndio que já dura dias em Barra Velha

Foto: Divulgação

Dez bombeiros voluntários de São João de Itaperiú estão dando apoio em uma operação de combate a incêndio que já dura uma semana em uma área de reflorestamento no bairro Vila Nova, no município de Barra Velha.

A corporação passou a ajudar no combate desde essa sexta-feira (24), após ser acionada pela Defesa Civil da cidade vizinha. A operação também envolve bombeiros voluntários e militares de Barra Velha, além de bombeiros voluntários de Joinville.

O fogo está se propaganda intensamente pela vegetação, dificultando o trabalho das equipes no local e causando vários transtornos ao meio ambiente e aos moradores de vários bairros da região devido à alta quantidade de fumaça.

A dificuldade principal, segundo a corporação, é pelo fato do incêndio ser subterrâneo. O fogo está queimando restos de galhos e troncos do último corte de pinus que foi realizado no local. Após o corte das árvores, a terra foi revirada para nova formação de plantio e as chamas estão queimando tudo.

O cuidado das equipes de combate está sendo dobrado, pois há risco de queimar até mesmo os caminhões que carregam água.

Uma das estratégias usada no combate é o aceiro, abertura de estrada em meio à mata para impedir o alastramento das chamas pela vegetação.

Também estão sendo feitas valas, de até um metro e meio de profundidade, com maquinário, evitando que o fogo “siga por baixo”.

Caso não chova nos próximos dias, a previsão é que o incêndio permaneça por pelo menos mais quatro dias.

Segundo o comandante dos bombeiros de São João do Itaperiú, Rodrigo Caetano, o que mais o chamou atenção até agora foi o fato de alguns empresários se sensibilizarem com os trabalhos. “Estão doando água potável e frutas para a hidratação dos bombeiros em meio a fumaça”.

Os bombeiros estão trabalhando sob o risco de quedas de árvores. “Devido ao fato do incêndio ser subterrâneo, acaba queimando raízes e a árvore cai de uma hora pra outra podendo atingir nossos homens em campo”, explica.

O trabalho é acompanhado pelo diretor de Defesa Civil de Barra Velha, que está dando suporte a todas as equipes de combate, diariamente, das 6h às 18h.



Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!



Casa dos Colchoes

Comente Aqui