Sou Mais Pet
Segurança

Sem caminhão, Bombeiros de São João do Itaperiú já atenderam 12 ocorrências de incêndio só em abril

Enferrujado e encostado. Essa é a situação do caminhão dos Bombeiros de São João do Itaperiú. Doado pelo Estado, o caminhão, que tem alguns anos de estrada, está parado por falta de recursos para a reforma.

Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular, clique aqui  

Depois de dois anos parado aguardando o trâmite para a doação, o veículo acabou sendo consumido e danificado. A reforma é fundamental para o trabalho dos voluntários que, sem caminhão, já atenderam 12 ocorrências de incêndio só no mês de abril. Neste ano, foram 17 e em todo o ano passado, 28.

Há sete anos, desde que a corporação foi fundada na cidade, os bombeiros lutam para conseguir recursos e um caminhão reformado, conta o comandante Rodrigo Caetano.

Foto: Divulgação

Depois de muita luta, os bombeiros conseguiram R$ 20 mil, valor suficiente apenas para a compra do motor. “Agora, temos que fazer todo o resto e custa, mais ou menos, R$ 20 mil”, explica. Esse “todo o resto” abrange toda a manutenção do caminhão, desde a troca de freios à pintura.

Para reunir o dinheiro, a corporação organizou uma vakinha on-line. Lá, os apoiadores podem contribuir com qualquer valor. Além disso, explica o comandante, a corporação busca parcerias com empresas. “Estamos tentando fazer parcerias com empresários, até porque, também é do interesse deles, é do interesse de toda a cidade”, lembra.

Atualmente, o combate a incêndios é “no braço”. Sem o auxílio do caminhão, o trabalho em mata é todo manual, o que potencializa os riscos para os bombeiros. Já nos incêndios em residências, não há muito o que fazer. “Quando é em alguma casa, precisamos esperar o auxílio de Barra Velha ou Massaranduba. Não temos o que fazer”, lamenta. “Nós queremos o caminhão porque é para a população, é para a segurança de todos”, complementa.

Hoje, são 28 bombeiros que atuam na cidade e a estimativa é de que a corporação tenha mais 18 profissionais que devem ficar na cidade após a conclusão do curso.

Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular, clique aqui  



Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!



Casa dos Colchoes

Comente Aqui