Sou Mais Pet
Geral

Três regiões de SC estão em situação gravíssima por causa do coronavírus

Três regiões de Santa Catarina estão em situação gravíssima para o coronavírus, segundo o mapa de risco do governo estadual atualizado nesta quarta-feira (8). Além da região da Foz do Rio Itajaí, no Vale que já estava nessa situação há três semanas, as regiões de Laguna,no Sul do estado, e Xanxerê, no Oeste tiveram agravamento da classificação.

O mapa de risco do Governo de Santa Catarina avalia o risco potencial de transmissão da doença, para o sistema de saúde como também a situação da pandemia como um todo, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. O Estado tem atualmente 406 mortes confirmadas por Covid-19 e mais de 35 mil casos desde o início da pandemia.

Com exceção da Serra catarinense e de uma parte do Oeste, que estão em situação de alto risco por causa da Covid-19, outras 11 regiões de saúde estão sem situação grave, segundo o governo: Norte, Sul e Oeste do estado, além da Grande Florianópolis.

O mapa mostra ainda que o risco de transmissão está mais alto e, com isso, a recomendação é de isolamento social para a maior parte de Santa Catarina.

Pela primeira vez o mapa do estado aponta também para a necessidade de ampliação de leitos de unidade de terapia intensiva e também leitos clínicos por causa do risco iminente de lotação.

Mapa de risco por causa do coronavírus em SC — Foto: NSC TV/Reprodução

Essa situação ocorre no Alto Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna e Xanxerê. Alguns umas unidades de saúde do Vale, Litoral Norte e Florianópolis, inclusive, anunciaram lotação nos últimos dias. O Estado diz que vem buscando ampliar esses leitos, com envio de equipamentos a hospitais estaduais e filantrópicos.

O mapa é atualizado semanalmente e divide Santa Catarina por 16 regiões de saúde a partir de dados epidemiológicos que levam em consideração o aumento de casos e mortes por Covid-19, além da ocupação de leitos hospitalares.

Ele é classificado em cores, sendo a vermelha para situação gravíssima em relação ao coronavírus, e é usado desde junho, quando o Governo anunciou a descentralização das ações de combate ao coronavírus, dando aos municípios a possibilidade de restringirem ou não medidas em suas regiões.

No entanto, um programa de descentralização só foi instituído um mês depois em portaria. É por este mapa que as cidades devem basear as decisões de restrições.

Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular, clique aqui



Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!



Casa dos Colchoes