Desde pequenos aprendemos sobre a importância de cobrir a boca ao espirrar e de lavar as mãos com água e sabão antes de manusear alimentos e depois de ir ao banheiro, por exemplo. E, desde março, esses e outros cuidados estão sendo reforçados todos os dias para evitar o contágio e propagação da Covid-19.
Dessa forma, as Associações Empresariais de Guaramirim, Corupá, Massaranduba e Schroeder, criaram um material com orientações.
Uso de máscaras
As máscaras estão na rotina de milhares de pessoas em todo o mundo, como forma de segurança para conter o avanço do vírus. Ela cria uma barreira física que impede a proliferação do vírus, reduzindo assim o número de pessoas infectadas.
Qual o risco de contágio entre pessoas com e sem máscara?
- Portador da Covid-19 (assintomático, ou seja, que tem o vírus, mas não apresenta sintomas e sem máscara) x pessoa saudável com máscara: 70% de chance de contaminação.
- Portador da Covid-19 (assintomático e com máscara) x pessoa saudável sem máscara: 5% de chance de contaminação.
- Portador da Covid-19 (assintomático e com máscara) x pessoa saudável com máscara: 1,5% de chance de contaminação.
Frente a este cenário, o uso da máscara é fundamental, principalmente em locais de aglomeração como no transporte coletivo. Entretanto, é importante lembrar que a máscara é de uso pessoal e intransferível, ou seja, não pode ser compartilhada.
Ela deve ser trocada a cada quatro horas ou sempre que estiver molhada/suada. Ao chegar em casa, a máscara deve ser lavada com hipoclorito de sódio, água e sabão.
Higiene das mãos
Mas só usar máscara não adianta. É importante manter as mãos higienizadas, preferencialmente com água e sabão por pelo menos 20 segundo, ou passar álcool em gel.
Distanciamento
Outro fator muito importante é o distanciamento de pelo menos 1,5 metros. Em muitos estabelecimentos comerciais, no chão já tem a demarcação para que o cliente espere a sua vez.
Grupo de risco
Qualquer pessoa está suscetível a pegar a Covid-19, mas se pudermos evitar, melhor.
Entretanto, idosos acima de 60 anos e pessoas com doenças crônicas, fazem parte do chamado grupo de risco, que são as pessoas com mais chances de contrair a doença.
Essas pessoas devem evitar sair de casa. Se precisar ir ao mercado ou farmácia, por exemplo, sempre que possível peça para o filho, neto, amigo ou vizinho.
Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular, clique aqui
Fonte: Massaranduba News