A Prefeitura de Jaraguá do Sul confirmou, nesta quarta-feira (29), o aumento de leitos de UTI nos hospitais da cidade. Agora, são 24 leitos adultos, sendo 10 deles no Hospital Jaraguá e os outros 14 no Hospital São José.
No início da pandemia, eram 10 leitos de UTI adulta e 10 leitos de UTI infantil, exclusivos para pacientes diagnosticados com Covid-19 – estruturas que foram construídas com recursos do Município e depois foram tiveram os critérios de ocupação regulados pelo Governo do Estado.
Desde então, o Município e os hospitais estão montando verdadeiros hospitais de campanha em suas estruturas, ampliando o número de vagas conforme a necessidade, fazendo com que os investimentos necessários fiquem de legado. Essa é uma das necessidades apontadas ainda em março pelo Comitê de Combate ao Covid-19.
“O que estamos vendo pelo país é que os hospitais de campanha foram subutilizados, custaram muito mais caro e alguns nem chegaram a funcionar. Aqui, o que estamos fazendo é investindo em uma estrutura que vai ficar para a população”, afirma Emanuela Wolff, presidente do Comitê.
As tratativas com as unidades hospitalares continuam, para que mais frentes de atendimento sejam abertas e o atendimento à população seja garantido conforme a necessidade.
“A Prefeitura e o Comitê têm como prioridade o atendimento à população fomos criando em parceria com hospitais mais leitos e vamos continuar agindo. O importante é que a sociedade também ajude a diminuir essa curva, redobrando os cuidados”, diz Emanuela.