Com o colapso no sistema de saúde e atendimento debilitado, catarinenses estão perdendo a vida fora das unidades hospitalares. Desde a confirmação da primeira morte por Covid-19 em Santa Catarina, em 25 de março de 2020, até esta segunda-feira (1º), ao menos 325 pessoas já morreram infectadas pela doença fora de leitos de UTIs e enfermarias no Estado.
O número foi contabilizado pela plataforma Mapa Coronavírus do ND+, que se baseia em dados extraídos do governo do Estado. Se o dado já é alarmante, a situação pode ficar ainda pior.
Isso porque, segundo a última atualização da Secretaria de Estado da Saúde, às 11h, havia apenas um leito de UTI Covid adulto SUS disponível em todo o território catarinense.
A vaga é no hospital Bom Jesus, em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. Ao todo, o Estado conta com 806 leitos de UTI destinados para tratamento de adultos contaminados com a doença. Desses, 805 estão ocupados, sendo 784 por pacientes confirmados com o vírus.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, este é o pior cenário da rede hospitalar do Estado desde o início da pandemia. A taxa atual é de 99,88%, com seis das sete regiões com ocupação de 100%.
Ao menos 251 pessoas aguardam leitos
Até a manhã desta quarta-feira, ao menos 251 pessoas aguardavam uma vaga nos hospitais. O número foi confirmado à reportagem pela SES. Para tentar garantir o atendimento a essa população, o Estado iniciou nesta quarta-feira (3) a transferência de pacientes para o Espírito Santo.