A vice-governadora de Santa Catarina Daniela Reinehr (sem partido) tomará posse na interinidade amanhã – dia 30 de março.
Será a segunda vez – já que o governador Carlos Moisés – também será afastado pelo mesmo número de vezes.
Nascida em Maravilha, no Oeste, é a única mulher na história do Estado a ser chefe do Executivo Estadual.
Daniela Cristina Reinehr nasceu no dia 4 de abril de 1977. Poucos dias antes de completar 44 anos, ela irá assumir o governo estadual pela segunda vez.
Reinehr é advogada há 19 anos, com experiência em Direito Empresarial, Administrativo, Comércio Exterior e Direito Civil. Além disso, é produtora rural, ex-policial militar, empreendedora e defensora das causas de pessoas com necessidades especiais.
No primeiro processo de impeachment, Moisés foi absolvido e retornou ao cargo. Agora, ele deve aguardar novamente por uma decisão, que irá ocorrer em um novo julgamento por crime de responsabilidade, ainda sem data, a ser realizado por deputados e desembargadores. Se condenado, perderá o cargo definitivamente.
Durante esse período de ausência, ele irá perder 1/3 de seus vencimentos. Assim, o seu salário bruto pelo cargo de governador passará de R$ 15 mil para R$ 10 mil, conforme o portal da transparência do poder executivo de Santa Catarina.
Próximos passos
Conforme o rito de julgamento, o governador será informado oficialmente sobre a decisão nesta segunda-feira (29), primeiro dia útil após a votação.
Moisés terá 48 horas, após a intimação por parte do tribunal, para se apresentar. Após esse prazo, será aberta vista aos autos aos advogados, que terão mais 48 horas para apresentar o rol de contrariedades e testemunhas de defesa.
Esgotados os prazos, o presidente do tribunal deliberará sobre eventuais pedidos de diligência e deve combinar a data e horário da sessão de julgamento para os próximos dias, assim como determinar a intimação das partes, seus advogados e das testemunhas. O julgamento pode ser antecipado ou estendido, o que dependerá do entendimento do tribunal.
O pedido de impeachment será arquivado caso a maioria vote pela permanência do governador no cargo. Se Moisés for definitivamente afastado, ele não poderá concorrer a cargos políticos por oito anos e Daniela Reinehr permanecerá como governadora até o fim do mandato.
Via: PenseJornal