Terminou, por volta das 16h desta quinta-feira (15), a reunião entre o Coes (Centro de Operações de Emergências em Saúde) e o setor de eventos em Santa Catarina. O objetivo do setor é que haja a liberação do funcionamento de atividades em casas noturnas, casas de shows, eventos sociais, casamentos, formaturas, aniversários e festas infantis. O encontro teve início às 14h.
De acordo com o presidente da UCSA/SC (União das Casas de Shows e Artistas de Santa Catarina), Sandro Fortes, os representantes saíram satisfeitos do encontro e, além disso, teria sido prometido pelo governo do Estado uma definição sobre o tema até a próxima semana.
A diretoria da UCSA/SC esteve presente na reunião e apresentou propostas seguindo protocolos de segurança dentro dos eventos e solicitando que a lotação seja determinada pelo grau de risco de contágio de cada região.
“Mostramos dados, explicamos tudo. Gostei da reunião. Acredito que vá haver uma resolução logo. Semana que vem acredito que saia o decreto nos liberando”, pontuou Sandro.
“Eles precisam governar para a gente também. É preciso achar uma maneira de nos liberar, com restrições, claro, assim como foi feito com outros setores. Estamos parados há 13 meses”, disse o presidente da UCSA/SC.
Participaram do encontro virtual os grupos técnicos do Coes, o secretário adjunto de Saúde, Alexandre Lencina Fagundes, além de integrantes da diretoria da UCSA/SC: Sandro Fortes (presidente), Elio Marcelo de Souza (vice-presidente/Florianópolis), Roberto Bianchini (presidente do conselho deliberativo/Lages), João Ribeiro de Carvalho (tesoureiro/Blumenau) e Adriana Peixer (secretária/Joinville).
Oficialmente, o governo do Estado afirma que foram ouvidas as demandas do grupo de eventos, e que agora será dado encaminhamento interno depois de ouvir os pedidos.
Governadora pediu “atenção especial ao setor”
Na última terça-feira (13) o setor de eventos se reuniu com a governadora interina Daniela Reinehr, grupos técnicos do Coes e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual prometeu dar atenção à demanda.
“Nós sabemos que o setor de eventos é um dos mais afetados pela pandemia. Precisamos construir uma solução juntos. O Coes vai analisar a situação e buscar esse encaminhamento. Trataremos dessa questão com muita responsabilidade”, disse a governadora.