O setor é um dos mais atingidos pela pandemia e para eles, a liberação de atividades como eventos sociais e casamentos auxiliará muito os empreendedores.
Para Develon da Rocha, presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, a liberação do setor é vista como sendo de extrema importância. “Com protocolos de segurança claros e havendo fiscalização, o setor pode e deve retornar”, disse.
Ainda conforme Develon da Rocha, o grande problema são as festas clandestinas, que acontecem sem nenhuma segurança ou fiscalização.
O mesmo pensa Jonathan Benkendorff, presidente da Associação Blumenau Gastronômico. Conforme o empreendedor, os setores de gastronomia e eventos andam juntos e essa liberação vai beneficiar todos.
“Casamentos, eventos sociais, tudo isso parou e, consequentemente, os restaurantes também sentem. Hoje já existem dados estatísticos para se tomar melhores decisões do que simplesmente proibir a realização”.
Procurado pela reportagem, o secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Marcelo Greuel, preferiu aguardar a resolução para então comentar sobre a liberação.
Entenda o caso
Na última terça-feira (13), a governadora Daniela Reinehr recebeu representantes do setor de eventos e determinou que Coes analisasse as reivindicações da categoria.
“Nós sabemos que o setor de eventos é um dos mais afetados pela pandemia. Precisamos construir uma solução juntos. O Coes vai analisar a situação e buscar esse encaminhamento. Trataremos dessa questão com muita responsabilidade”, diz a governadora.
A secretária estadual de saúde, Carmen Zanotto, informou, na ocasião, que a equipe técnica do Coes recebeu o documento contendo as reivindicações da categoria e fará análise criteriosa.