Uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou em Santa Catarina na manhã desta sexta-feira (23). Ao todo, são 129.750 doses que serão usadas para aplicação da segunda dose e na imunização de idosos entre 60 e 64 anos.
Segundo a Dive (Diretoria Epidemiológica de Santa Catarina) do total de doses, 105.750 são do laboratório AstraZeneca/Fiocruz e 24.000
do laboratório Sinovac/Butantan. Após pousarem no Aeroporto de Florianópolis, elas foram enviadas a Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde, em São José.
Conforme a nota técnica, elaborada pela diretoria, elas deverão ser utilizadas da seguinte forma:
- Sinovac/Butantan: 24.200 doses para concluir 100% da aplicação da segunda dose (D2) referente à remessa enviada no dia 26 de março (com 116.200 doses) e 13% para iniciar a aplicação da segunda dose (D2) referente à remessa enviada no dia 02 de abril (60 mil doses). A diferença de 200 doses entre as recebidas e distribuídas é referente às doses que se encontravam como reserva estratégica na cadeia da Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde.
- AstraZeneca/Fiocruz: 47.500 doses para contemplar 100% de segundas doses (D2) referente a remessa enviada no dia 25 de janeiro que atendeu trabalhadores de saúde. E 58.250 doses para dar continuidade à vacinação do grupo de idosos de 60 a 64 anos (totalizando com essa remessa 33% deste grupo de idosos).
Elas serão enviadas, via terrestre, ainda nesta sexta-feira às 17 UDVEs (Unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica) das Regionais de Saúde de Santa Catarina: Grande Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Rio do Sul, Lages, Videira, Joaçaba, Chapecó, Concórdia, São Miguel do Oeste e Xanxerê.
“Precisamos manter a busca ativa da nossa população para a aplicação da segunda dose, não podemos deixar que as pessoas dos grupos prioritários fiquem sem o esquema vacinal completo. Lembrando sempre que os cuidados individuais devem continuar. Somente com a união de todos é que vamos vencer essa pandemia”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.