O espetáculo da neve já encantou com os seus primeiros flocos pelo menos três municípios de Santa Catarina na manhã desta segunda-feira (28).
O fenômeno se manifestará principalmente durante esta segunda, mas há chance de registros pontuais de nevada até quarta-feira (30) em doze cidades da Serra e nas áreas mais altas do Oeste e do Meio-Oeste.
Os detalhes são do meteorologista Piter Scheuer, que acertou os locais que registraram neve em agosto de 2020. “A intensidade será parecida ou um pouco mais forte que a do ano passado”, detalha Scheuer.
Para ver os flocos, a dica é ir aos locais nesta segunda-feira. Na Serra, a chance é que o fenômeno atinja principalmente Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urupema, Urubici, Painel e algumas áreas de Lages e Friburgo.
Nas regiões do Oeste, a sugestão é visitar os pontos mais altos de Irani, Água Doce e Ponte Serrada. Entre terça (29) e quarta-feira (30) a chance é menor, restrita aos pontos mais altos da Serra, detalha Scheuer.
No entanto, as chances de neve no Oeste e Meio-Oeste nesta segunda são baixíssimas, ressalta Piter Scheuer. “Nevou em Irani, mas foi por um período de um a dois minutos. Há chance de que não neve mais também”, salienta.
Principais locais para ver o fenômeno
Entre os melhores locais para acompanhar esta nevada, Scheuer lista, em Urubici, o distrito de Vacas Gordas e o morro das Torres.
Já em Bom Jardim da Serra, a sugestão é visitar o mirante da Serra e o morro da Igreja. Quem for para São Joaquim, deve ir ao distrito de Cruzeiro ou no Centro.
Onde já teve neve
Até às 11h desta segunda-feira (28), pelo menos três cidades de Santa Catarina registaram o fenômeno: São Joaquim, Urupema e Água Doce. A Epagri/Ciram também registrou chuva congelada em Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici, Lages e Abelardo Luz.
A meteorologista Gilsânia Cruz informa que, para a tarde, a previsão é de continuidade de instabilidade, com ocorrência de neve e chuva congelada nas áreas mais altas do Meio Oeste ao Planalto Sul.
A condição de neve persiste até a noite desta segunda no Meio-Oeste e Planalto Sul, e até às 2h da manhã nas áreas mais altas do Planalto Sul.
Alerta no trânsito
Com a previsão, aumenta o alerta para as condições do trânsito e das estradas para subir a Serra.
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) orienta que o motorista tome muito cuidado, reduza a velocidade e aumente a distância do veículo à frente em razão da baixa visibilidade por conta da neblina.
Para quem pretende dirigir um carro nas ruas e estradas, é importante ter atenção com as nevascas que atingem algumas regiões destes destinos. Dirigir na neve exige cuidados especiais com o veículo e uma atenção redobrada do motorista.
A pista fica muito escorregadia e as chances de se envolver em um acidente aumentam. Os cuidados começam com a manutenção preventiva do veículo. Bateria, radiador, nível do óleo, freios, faróis e lanternas precisam estar em dia.
Outras dicas são:
- Tenha sempre um raspador de gelo com você. Ele serve para remover a neve do carro e dos vidros.
- Ao entrar no carro, tire o casaco pesado, que esquenta, mas atrapalha seus movimentos.
- Ligue o ar quente. Ele vai demorar um pouco até esquentar o interior, é normal.
- Dirija devagar e mantenha uma boa distância do carro à sua frente.
- Deixe sempre ligados os faróis e as lanternas.
- Não corra.
- Ao frear, o carro pode deslizar, então, evite freadas bruscas.
- Caso a neve esteja forte e a visibilidade ruim, estacione o carro em um local seguro.
- Não pare no acostamento, não é seguro. Procure um posto de gasolina ou algum local afastado da pista.
A PMRv (Polícia Militar Rodoviária) já informou que chegou a nevar por volta das 10h na SC-390, em São Joaquim. Os policiais monitoram o tráfego na região.