A onda de frio extremo que atingirá Santa Catarina a partir desta terça-feira (27) não poupará sequer as cidades tradicionalmente mais quentes do Estado. Municípios do Litoral Norte, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Baixo Vale do Itajaí poderão registrar temperaturas “inusitadas” próximas de 0ºC e até mesmo negativas.
Os dias de calor registrados neste fim de semana chegarão ao fim nesta segunda-feira (26). As temperaturas já devem cair nesta terça, e despencarão na quarta. O frio permanecerá até sábado (31), conforme alerta da Defesa Civil de Santa Catarina.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, o frio mais intenso ocorrerá entre quinta e sexta-feira. Em todas as quatro regiões, as temperaturas podem se aproximar de 0ºc e, pontualmente, chegar a valores negativos – restritos a regiões de encosta, fundos de vale e baixadas.
Nas últimas duas ondas de frio, registradas no fim de junho e meados de julho, as mínimas oscilaram entre 1ºC e 4ºC nestes locais. Esta onda polar tem chances de ser a mais intensa registrada nas últimas seis décadas.
Scheuer lista as mínimas previstas para as maiores cidades de cada região. Em Criciúma, as mínimas devem oscilar entre – 2ºC a 1ºC. Em Florianópolis, as mínimas podem ficar entre -1ºC e 2ºC. Moradores de Brusque e Joinville podem encarar temperaturas entre 0 a 3ºC.
Massa polar
Dois fenômenos são responsáveis pela intensa onda de frio. O primeiro é uma frente fria que passa por Santa Catarina ainda nesta terça-feira, provocando chuva e deixa umidade. No dia seguinte, haverá a passagem de uma massa polar que, coincidindo com a umidade, pode provocar neve nas áreas mais altas.
A Defesa Civil alerta também para o risco de congelamento de pista. Confira as mínimas previstas por região: