O frio intenso que já se instala em Santa Catarina gera condições de chuva congelada e neve nas áreas mais altas do Planalto Sul no final do dia desta quarta-feira (28).
Durante a manhã, os termômetros marcaram -7,63°C no Morro da Igreja, em Urubici. No bairro Mundo Novo foi registrado -5,4°C.
As temperaturas permanecem baixas no decorrer do dia e não devem passar de 14°C na maior parte do Estado. Por conta do vento persistente que sopra com intensidade moderada na direção Sul/Sudoeste, a sensação de frio é maior ainda.
A quinta-feira (29) deverá ser de mais nuvens e chuviscos isolados no Planalto Sul e Meio-Oeste, com indicativo de neve e chuva congelada, conforme a Epagri/Ciram. A umidade sobre a Serra também favorece a chance de chuva invernal no início do dia.
Nas demais regiões, o céu ficará encoberto no início do dia, melhorando no decorrer do período com sol entre nuvens.
Confira as temperaturas entre a madrugada e o amanhecer de quinta:
- Planaltos e Meio-Oeste: -9°C e -4°C
- Oeste, Grande Florianópolis e Serra: -4°C e -1°C
- Litoral de SC: 0°C e 5°C
À tarde, as máximas variam de 5°C a 11°C entre os Planaltos e o Oeste e entre 12°C e 14°C no Litoral e Vale do Itajaí. O vento sopra com fraca a moderada intensidade.
Como ficam a sexta-feira e o fim de semana?
Na sexta-feira (30), SC segue sob atuação da onda de frio com temperaturas próximas ou abaixo dos 5°C no Litoral e entre -5°C e 0°C nos Planaltos, Oeste, Alto Vale, Grande Florianópolis e Serra.
O tempo segue firme com pouca ou ausência de nuvens e condição favorável para formação de geada entre a madrugada e o amanhecer. Durante a tarde, as temperaturas variam de 15°C a 17°C no Peste e Litoral Norte e entre 12°C a 15°C nas demais áreas.
O final de semana segue sob influência da massa de ar frio, mantendo o tempo firme com predomínio do sol.
As temperaturas permanecem baixas ao amanhecer em todo o Estado, com registros abaixo dos 10°C no Litoral, abaixo de 5°C no Oeste e próximo ou abaixo de 0°C entre os Planaltos e Meio-Oeste.
Condições de vento e mar
O vento sopra de Sul/Sudoeste com fraca a moderada intensidade. As rajadas são pontuais entre 50 e 60 km/h na metade Leste do Estado.
O mar fica agitado com risco de ressaca, com ondas entre 3 metros e 3,5 metros, com picos de 4 metros no Litoral Sul e entre 2 metros e 2,5 m na Grande Florianópolis e Litoral Norte. O risco é moderado para ocorrências devido à agitação marítima.