A Defesa Civil emitiu alerta, na manhã deste sábado (4), para o avanço de temporais em Santa Catarina. No boletim divulgado às 8h, o órgão coloca quase toda a região Oeste em “risco baixo” para ocorrências, e as demais áreas em “observação” (confira os detalhes no mapa abaixo).
Conforme a Defesa Civil, entre este sábado e a manhã de domingo (5), áreas de instabilidade avançam em Santa Catarina, favorecendo a condição para pancadas de chuva ao longo do período.
“Há chance de temporais isolados acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo, especialmente no Centro-leste catarinense”, diz o alerta.
O risco para temporais é moderado nas áreas em amarelo, e baixo nas regiões em verde do mapa, destaca o órgão.
Feriadão de instabilidade
Segundo informou o meteorologista Piter Scheuer, um sistema de baixa pressão segue atuando em Santa Catarina. Dessa forma, aumenta a presença de nuvens e a probabilidade de pancadas de chuva, mas de forma passageira e mal distribuída durante sábado e domingo.
“Essa condição começa pelo Oeste, Meio-Oeste e Serra. Essas pancadas podem resultar em temporais. Mas enquanto chove em uma área, na região ao lado não passa da presença de nuvens”, explica.
Por outro lado, as temperaturas entram em elevação e podem registrar até 30°C, especialmente nos municípios do Oeste. O cenário deve se repetir durante o domingo, com chances de temporais, chuvas e granizo. Os termômetros podem atingir máximas de 31°C, com foco nas regiões do Oeste e Litoral Sul.
Início da semana em SC
A segunda-feira (6) contará com uma maior presença do sol e poucas nuvens em todas as regiões do Estado. O período da tarde, no entanto, será dominado por um período de instabilidade que favorece as chances de pancadas de chuvas de forma isolada – entre Oeste e Litoral Sul, principalmente nas áreas próximas da divisa com o Rio Grande do Sul.
A previsão de chuva segue até a madrugada e o início da tarde da terça-feira (7), especialmente no Litoral Sul. As demais regiões terão a presença do sol e algumas nuvens.
Via: ND Mais