Santa Catarina aplicou ao menos uma dose da vacina contra Covid-19 em 70% da população e se iguala ao índice do país. Até esta segunda-feira (27), 39% dos moradores do Estado completaram o esquema vacinal.
O mapa de risco produzido pelo Coes (Centro de Operações de Emergência em Saúde) indica que houve o abrandamento da pandemia entre os catarinenses, com três regiões com nível moderado. É a primeira vez desde o início da análise que há regiões em “azul”.
Conforme o último boletim da Covid-19 divulgado pelo governo estadual neste domingo (26), houve 13 mortes a mais causadas pela doença em relação ao dia anterior, chegando a 19.199.
Neste domingo (26), o Brasil registrou 238 novas mortes pela doença, conforme o consórcio de veículos de imprensa. A média semanal de vítimas ficou em 528, mantendo-se acima de 500 pelo 13º dia consecutivo.
Nível da doença por regiões do Estado
O mapa de risco divulgado no sábado aponta que a Grande Florianópolis se manteve no nível amarelo, o mesmo registrado na semana anterior.
As características da pandemia na região, entretanto, mudaram. A matriz mostra que o coronavírus está mais transmissível nesta semana, mas o aumento da cobertura vacinal com a segunda dose equilibrou a equação.
A gravidade e a capacidade de atenção, classificadas respectivamente em alto (amarelo) e moderado (azul), seguem iguais à classificação do dia 18 de setembro. Já a transmissibilidade saltou do nível alto para o nível grave. Por outro lado, o monitoramento passou do gravíssimo (vermelho) ao moderado.
Apenas a região Nordeste de Santa Catarina está no mais alto nível de alerta para a Covid-19. Houve melhora nas outras localidades, considerando que nesta atualização são quatro regiões no nível grave (laranja), contra sete na última semana.