A comunicação é parte de nossas vidas, é possível trocar mensagens de texto com amigos, familiares e clientes, e mostrar vídeos em tempo real, tudo graças à tecnologia que permite a comunicação permanente entre as pessoas. Mas em situações de emergência, a comunicação é ainda mais essencial, e em missões críticas, como a de policiais e bombeiros, é de extrema importância garantir que ela esteja sempre disponível.
Na manhã da última quinta-feira (30), foi possível presenciar a ação da Polícia Militar de Santa Catarina em uma ação comunitária, que salvou a vida de um bebê de apenas 24 dias, após se engasgar com leite materno, em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado. A Central Regional de Emergência (CRE) recebeu uma ligação de que uma criança estaria afogada e policiais Militares se deslocaram até o bairro Ilha da Figueira, para atender a ocorrência.
Na chegada ao local os policiais perceberam que a criança estava roxa e sem conseguir respirar. De imediato começaram a Manobra Heimlich, até a desobstrução das vias áreas da criança.
Toda a ação foi gravada e acompanhada com câmeras corporais que, com as redes de comunicação móvel, permitem que as atividades em campo sejam assistidas em tempo real por especialistas que auxiliam e instruem os agentes em campo, disponibilizando informações que eles não conheçam ou que não se lembrariam na emoção do momento.
“Garantir que toda informação, instruções e detalhes cheguem na ponta e garantam o melhor resultado possível das atividades de policiais e bombeiros em situações de emergência é o que a DITEC faz”, explica Fernando Gomes de Oliveira, diretor-geral da DITEC, empresa especializada em soluções de comunicação de missão crítica. “Ver nossas soluções usadas por nosso cliente, a Polícia Militar de Santa Catarina, como câmeras corporais, radiocomunicadores e rastreadores sendo usados para salvar vidas e garantir o bem estar da população é o que realmente nos satisfaz como profissionais e pessoas”, complementa o executivo.
No vídeo divulgado pela Polícia Militar de Santa Catarina e pelo governador de Santa Catarina, é possível ver a ação de policiais militares agindo para restabelecer a respiração de um bebê que havia se afogado com o leite materno, sendo ajudados também por um médico e, no sucesso da ação, avisar à central.
“Câmeras corporais e radiocomunicadores são duas das inúmeras ferramentas usadas por policiais em todo o mundo, e que permitem o sucesso de suas atividades. Santa Catarina foi pioneira no uso das câmeras corporais, e também faz o uso de nossos serviços de radiocomunicação de missão crítica há mais de duas décadas”, finaliza Fernando Gomes de Oliveira.