Sou Mais Pet
Geral

Entre as 20 cidades com mais chuva em SC, nove estão na região Norte; veja os acumulados

A chuva forte e persistente que caiu nas últimas horas em Santa Catarina já começa a trazer transtornos aos moradores, principalmente na região Norte, que concentra as cidades com os maiores volumes de chuva.

Entre as 20 cidades em que mais choveu nas últimas 24 horas, nove estão no Norte e quase todas no topo da lista. Garuva, na divisa com o Paraná, é o município com o maior acumulado: 164 mm nas últimas 24 horas.

Joinville vem em segundo lugar com volume que chegou a 130 mm no mesmo período. Aliás, foi a cidade em que mais choveu nas últimas seis horas, com 52 mm, o que causou alagamentos e deslizamentos.

Na lista de maior volume nas últimas 24 horas ainda há outras sete cidades da região Norte. Além disso, municípios da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí também estão no ranking. Confira:

Lista mostra as cidades com maior acumulado de chuva em SC – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Chuva já causa estragos e risco de deslizamento continua

Com o grande volume de chuva, as cidades da região já começam a registrar transtornos. Em Joinville, ruas do Centro ficaram alagadas, assim como o terminal central de ônibus. A cidade também registrou deslizamentos e desabamentos de muro.

Na SC-108, em Guaramirim, uma queda de barreira deixa a rodovia parcialmente interditada. Já na BR-376, que liga Santa Catarina e Paraná, uma das faixas está bloqueada no sentido Norte.

Queda de barreira foi registrada na SC-108, em Guaramirim – Foto: PMRv/Divulgação

O risco de deslizamento, aliás, deve permanecer nos próximos dias, já que o solo está encharcado e deve continuar chovendo, ainda que o volume deva diminuir entre esta segunda e terça (2).

“A gente mantém o risco alto a muito alto de deslizamentos para o Litoral Norte”, explica Murilo Fretta, meteorologista da Defesa Civil. Segundo ele, a condição é causada pelo fluxo de umidade que vem do oceano para o continente.

“As áreas de baixa pressão na atmosfera estão favorecendo esse aporte de umidade e o desenvolvimento de nuvens que está mantendo a chuva persistente ao longo da semana”, complementa.

Diante disso, a orientação é que os moradores fiquem atentos a rachaduras em paredes e muros e movimentação em terrenos. Em caso de emergência, é possível ligar para a Defesa Civil no 199 ou para os bombeiros no número 193.



Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!



Casa dos Colchoes