Sou Mais Pet
Colunistas

Educação nos Estados Unidos: Um olhar para o futuro | Simão Jakobowski

Continuando a visita ao redor do mundo para conhecer os sistemas de educação em diversos países, desembarcamos hoje nos Estados Unidos. Conhecido como a maior potência econômica mundial e uma população estimada em 328 milhões de habitantes, eles possuem uma educação bem interessante por lá.

Com índices muito bons no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), os EUA aparecem como 13º colocado no ranking. Eles possuem uma divisão entre classes muito semelhante a que temos aqui no Brasil, são divididos em três etapas: a elementar – ‘elementary school’ (6 aos 10 anos); a média – ‘middle school’ (11 aos 14 anos); e a secundária – ‘high school’ (15 aos 18 anos).

Pela divisão federativa que é aplicada,  os estados tem grande autonomia por definir diretrizes escolares. Por lá o ensino é em grande parte em tempo integral, tendo o estudante de 6 a 7 disciplinas por dia. O site super.abril.com (2020) fala que os estudantes: escolhem o que querem estudar. Há disciplinas obrigatórias, como matemática, inglês, ciências, história, economia e governo dos EUA. O resto são aulas optativas, como educação artística, música, esportes e teatro. Em certas escolas, é possível aprender cuidados com horta, marcenaria e culinária.

E isto, que nem todos estudantes em grande maioria frequentam o ciclo que chamamos de “ensino fundamental” aqui no Brasil em instituições públicas. Visa-se bastante o saber fazer, ou seja dar utilidade ao conhecimento teórico que se aprende nas escolas.

Porém, para entrar no ensino superior ou em cursos não há sistema gratuito (como temos aqui no Brasil), lá mesmo as universidades públicas cobram mensalidades de seus estudantes.

É uma educação bem interessante para se conhecer, podemos desmistificar muitas coisas que assistimos nos filmes, como sendo educação dos sonhos. Ressaltamos que o sistema educacional é muito bom, e há um direcionamento para além da escola pensando na formação profissional do estudante.

Leia mais em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-o-dia-a-dia-numa-escola-dos-eua/

Professor Simão Henrique Jakobowski*

*Graduado em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013), com Pós graduação em Metodologia de Ensino de História efetuada pela mesma instituição no ano de 2014. Possui Graduação em Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2015), com Pós Graduação em Metodologia de Ensino de Geografia (2017). Possui especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2017). Mestre em Educação pela FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau). Atua como Gerente de Educação na Secretaria de Educação no Município de Massaranduba.



Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!



Casa dos Colchoes