Sou Mais Pet
Colunistas

Por uma educação com mais humanidade | Professor Simão Henrique Jakobowski

Inicio a coluna desta semana chamando atenção a um dos fatores em minha opinião mais imprescindíveis no campo da educação nos dias atuais. É necessário pensar no quesito HUMANIDADE em nossas práticas pedagógicas. Neste sentido, queremos abordar este tema como fundamental para o funcionamento de uma escola para estudantes do século XXI.

Esta humanidade na qual me refiro é em relação a uma escola viva, que acompanhe os estudantes em sua vida, que use o currículo para além da sala de aula inferindo significativamente no contexto no qual as pessoas residem.

Não precisamos mais de uma escola da “decoreba”, de conteúdos prontos e práticas pedagógicas sem sentido, esta escola serviu muito bem a sociedade do século XX, já hoje ela não cabe mais. Para o século XXI a escola precisa fazer os estudantes pensar, propor soluções, trabalhar de maneira colaborativa, enfim fazer com que os conteúdos façam sentido para ele.

Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular, clique aqui

Precisamos pensar em processos de ensinar onde os estudantes sejam protagonistas, sejam envolvidos pela vontade do aprender, sejam capazes de dialogar e aprender com seus pares. Para isso, algumas bases da educação precisam ser repensadas, há a necessidade de realizar uma metamorfose nas práticas pedagógicas pensando no sentido que atribuímos a elas.

Deste modo, entendemos que é necessário que o estudante desenvolva uma aprendizagem significativa dos conteúdos escolares. Para finalizar a coluna cito o psicólogo russo Lev Vigotski que diz o seguinte “A educação precisa fazer com que os estudantes desenvolvam postura teórica para intervir de maneira consciente na sociedade em que vivem”.

Professor Simão Henrique Jakobowski*

*Graduado em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013), com Pós graduação em Metodologia de Ensino de História efetuada pela mesma instituição no ano de 2014. Possui Graduação em Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2015), com Pós Graduação em Metodologia de Ensino de Geografia (2017). Possui especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2017). Mestre em Educação pela FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau). Atua como Gerente de Educação na Secretaria de Educação no Município de Massaranduba.



Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!



Casa dos Colchoes

Comente Aqui