Sou Mais Pet
Geral

Alto Vale registra mais de 80 mm de chuva nas últimas horas e duas cidades cancelam aulas

A chuva intensa da madrugada novamente castigou alguns pontos do Alto Vale do Itajaí. Desde a meia-noite desta quarta-feira (4) até às 07h da manhã, cidades como Dona Emma já registraram 84,52 milímetros de chuva.

Em toda a região, ao menos sete cidades tiveram mais de 80 milímetros de chuva em apenas 12 horas, mais da metade do que é esperado para todo o mês. Segundo a Defesa Civil de Dona Emma, uma das cidades mais atingidas, houve alagamentos em pontos isolados das áreas rurais.

Mesmo com o temporal, ribeirões que cortam a cidade não chegaram a atingir casas ou bloquear estradas, porém, algumas medidas foram tomadas por precaução.

Uma delas foi a suspensão do transporte escolar para os estudantes das localidades Centro e Nova Esperança, na manhã desta quarta-feira (4). No período matutino, as aulas na EEF (Escola de Educação Fundamental) Professor Paul Richard Eltermann, também na localidade Nova Esperança, foram suspensas.

Presidente Getúlio cancelou aulas nas redes municipal e estadual por causa da chuva

O secretário de Educação, Cultura e Desporto de Presidente Getúlio, Paulo Cesar Longen, determinou a suspensão das aulas da rede municipal de ensino. A medida também ocorre por precaução, a pedido da Defesa Civil da cidade e foi seguida pela rede Estadual de ensino, conforme nota divulgada pela prefeitura.

“A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto informa que, devido as fortes chuvas desde a madrugada e, conforme recomendação da Defesa Civil, as aulas estão SUSPENSAS durante toda esta quarta-feira, 04, (manhã, tarde e noite), tanto na Rede Municipal, quanto Estadual”, afirma a prefeitura de Presidente Getúlio.

Na cidade, houve 58 mm de chuva nas últimas horas. Não houve registro de danos consideráveis na cidade devido ao temporal e os Bombeiros Voluntários do município não tiveram acionamentos para ocorrências desta natureza nas últimas horas.

Alto Vale em alerta

Além do temporal que caiu em Dona Emma e Presidente Getúlio, outras cidades ainda foram castigadas. Confira abaixo alguns dos maiores acumulados da região, entre às 19h de terça-feira (3) e às 07h da manhã desta quarta-feira (4). As informações são da Defesa Civil de Santa Catarina:

  • Pouso Redondo (89,81 mm);
  • Vitor Meireles (88,58 mm);
  • Lontras (88,23 mm);
  • Laurentino (86,26 mm);
  • Trombudo Central (84,98 mm);
  • Rio do Oeste (84,05 mm);
  • Witmarsum (82,07 mm);
  • Rio do Sul (78,43 mm);
  • Ibirama (75,6 mm);
  • Localidade Subida, Apiúna (70,88 mm).

Secretário de Estado da Defesa Civil esteve em Rio do Sul

As autoridades da região estão preocupadas com o grande volume de chuva que já caiu e que ainda segue previsto para os próximos dias.

O secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Coronel Luiz Armando Schroeder Reis, esteve em Rio do Sul nesta terça-feira (3) para uma reunião com um grupo de prefeitos e órgãos de Defesa Civil de municípios do Alto Vale, para uma atualização sobre a situação.

Autoridades de Rio do Sul se reuniram na terça-feira (3) para definir planejamento de ação em meio a um cenário de fortes chuvas – Foto: Defesa Civil Rio do Sul/Divulgação/ND

Coronel Armando explica que os modelos meteorológicos mantêm a previsão de chuva até o final desta semana, com maior volume previsto para sábado. Há uma expectativa de redução do volume de chuva até o momento, porém os municípios precisam estar atentos com relação a possibilidade de inundações ou outras ocorrências decorrentes dos temporais.

“Há modelos meteorológicos que trazem volumes significativos de chuva e isso deve atingir diversas regiões. Porém, existe a previsão de que, com o volume previsto, e as barragens com níveis muito baixos, há um poder de manobra expressivo, ajudando a reduzir a vazão e reduzindo problemas. Entretanto, é uma situação atípica de chuva e que merece atenção de todas as autoridades e da comunidade”, disse o secretário de Estado.

Situação do rio e das barragens

Conforme informações da Defesa Civil de Santa Catarina, por volta das 08h da manhã desta quarta-feira (4), o nível do rio Itajaí Açu em Rio do Sul está na casa dos 3,98 metros e em elevação, ainda dentro da normalidade.

As barragens de Taió e Ituporanga estão com as comportas abertas e com menos de 3% de sua ocupação. Segundo o Coronel Armando, em visita a Rio do Sul, foi relembrado que a barragem de Ituporanga está com uma das comportas fora de operação, permanecendo aberta.

Segundo o secretário, o governo do Estado já possui uma empresa licitada para fazer o serviço de reparo, que terá início após definição de cronograma com a equipe técnica do Estado.



Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!



Casa dos Colchoes