A frente fria que colocou Santa Catarina em alerta já se faz presente em todo o Estado. A Defesa Civil do Estado alerta para ventos fortes e muita chuva do Planalto Sul e Litoral até o Oeste nesta sexta-feira (29).
O alerta da Defesa Civil pede atenção à população nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande Do Sul, as mais impactadas com a virada do vento, que passa a se tornar mais intenso do Litoral Sul ao Norte, com rajadas que variam entre 50 km/h a 70 km/h.
O meteorologista Piter Scheuer chama atenção para “a grande quantidade de chuva prevista para os próximos dias, favorecendo a formação de uma forte frente fria”.
Nesta sexta-feira (29), o clima ameno entre a madrugada e início da manhã, com mínimas oscilando entre 15/18ºC no Oeste, Meio- Oeste, Planalto Norte, Litoral e Vale do Itajaí, nas áreas do Topo da Serra, os termômetros chegam aos 14ºC. O mar está bem agitado, com ressaca, risco de maré alta e ondas de sul e sudeste com altura de 2 a 4 metros.
No sábado (30), o céu deve ter muitas nuvens intercaladas e chuvas passageiras a qualquer hora do dia. Trovoadas devido a intensificação de um sistema de baixa pressão não estão descartadas.
De domingo (1º) a quarta-feira (4), os acumulados podem passar dos 150/200 mm, com risco de pontuais alagamentos, deslizamentos de terra e enxurradas. As cidades do Oeste, Meio Oeste, Serra, Grande Florianópolis e Litoral Sul do Estado devem ser as mais atingidas.
Estragos causados pelo vento são registrados em SC
A ventania tem provocado danos em diferentes municípios de Santa Catarina. Em Imbituba, onde os ventos chegaram a 66,7 km/h, o vento arrancou parte do telhado de um ginásio. Os danos foram registrados por volta das 16h30 de quinta-feira (29).
Segundo o Corpo de Bombeiros, seis quedas de árvores em vias públicas e de um poste foram registradas em Balneário Gaivota.
A ventania também deixou mais de oito mil unidades sem energia elétrica em Criciúma e afetou o funcionamento de semáforos e lombadas eletrônicos na área central da cidade.
Além disso, a travessia da Balsa em Araranguá precisou ser paralisada devido às condições climáticas e à dificuldade de navegabilidade. O alerta foi emitido pelo Demutran (Departamento Municipal de Trânsito).
As rajadas de vento registradas no fim da tarde desta quinta-feira (28) em Santa Catarina, cuja velocidade oscila entre 88.7 km/h (Siderópolis) a 45.4 km/h (Lages), marcaram a virada do tempo.