A onda de calor que atinge Santa Catarina ao longo desta semana antecede a chegada de uma frente fria que promete amenizar um pouco as temperaturas, mas que pode trazer mais chuvas para o Estado.
Nesta sexta-feira (9), o dia começa com céu aberto e presença de algumas nuvens. Já entre a tarde e a noite, há a possibilidade de temporais isolados em decorrência da combinação do calor e da umidade, principalmente no Grande Oeste e Norte do Estado.
Conforme o meteorologista Piter Scheuer, o tempo firme e o calor é proveniente de uma onda de ar quente vinda da Argentina. O final de semana também será marcado por temperaturas altas, podendo haver pancadas de chuvas mal distribuídas em todas as regiões do Estado.
As temperaturas indicam que, na parte da tarde, todas as regiões do Estado terão temperaturas elevadas nesta sexta-feira, com temperaturas variando de 30 a 35 °C na metade Leste do Estado e de 33 a 37 °C no Grande Oeste, onde pode superar estes valores.
Mas tudo deve mudar! Piter alerta que a chegada de uma frente fria no Estado deve ocorrer entre segunda-feira (12) e terça-feira (13). Essa condição traz um aumento das nuvens e chuvas que tendem a amenizar um pouco as temperaturas.
Condição do vento e do mar:
Nesta sexta-feira, o dia será marcado com ventos de Leste a Nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais variando de 40 a 60 km/h.
No mar, ondas com direção Leste e altura de até 1 m em todo litoral catarinense.
Final de semana com dias quentes e possibilidade de chuvas:
A condição para o final de semana é de tempo firme e ensolarado durante o dia. No sábado (10), o dia inicia com céu aberto e poucas nuvens. Entre o final da tarde e início da noite, a combinação de calor, umidade e perturbações na atmosfera ocasionam pancadas de chuva.
A Defesa Civil alerta em seu boletim meteorológico que as chuvas podem vir pontualmente em forma de temporais isolados em algumas regiões do Estado. A chuva é irregular e mal distribuída, ou seja, enquanto chove em uma parte de uma cidade, na área vizinha pode não chover.
As temperaturas ao amanhecer serão amenas, perto dos 13 °C na Serra e de 16 a 21 °C em boa parte de Santa Catarina. Na parte da tarde, faz calor com temperaturas máximas de 30 a 35 °C dos Planaltos ao litoral e de 32 a 37 °C no Grande Oeste.
O tempo para o domingo (11), terá a mesma condição de sábado, onde o dia amanhece ensolarado com variações de nebulosidade durante o dia no Estado. A tarde e a noite podem trazer pancadas de chuvas e temporais isolados por conta da perturbação atmosférica, combinada com o calor e a umidade.
A Epagri/Ciram alerta que não se descarta a possibilidade de ocorrências de temporais localizados com queda de granizo do Extremo Oeste ao Planalto Sul já na parte da manhã.
Com a aproximação da frente fria, as temperaturas atingem valores menores neste dia, onde o amanhecer contará com mínimas perto dos 14 °C na Serra e de 17 a 23 °C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 33 °C no Litoral Sul, variam de 27 a 33 °C no Grande Oeste e de 23 a 28°C nas demais áreas catarinenses.
O que esperar da frente fria?
Com a chegada da frente fria, combinado com calor e umidade vinda da região Amazônica no Estado, a segunda-feira (12) terá aumento das nuvens, pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde em Santa Catarina.
Na terça-feira (13) a frente fria gradativamente se afasta do Estado, mas ainda ocasiona pancadas de chuva e temporais com possibilidade de ocorrência em todas as regiões de Santa Catarina.