Em alerta após um final de semana com grande volume de chuvas, Santa Catarina inicia a semana ainda sob água. A tendência é de que a chuva se desloque em direção ao Oeste do estado, mas diminua a intensidade com o passar dos dias, dando lugar a uma massa de ar seco e frio.
Segundo a Defesa Civil catarinense, as recentes chuvas foram decorrentes da circulação marítima, que transportou a umidade do oceano para o continente. O avanço de uma frente fria na terça-feira (16) provoca temporais isolados em todas as regiões do estado, mas tira a força das chuvas litorâneas.
Chuvas persistem na segunda-feira
Na segunda (15), de acordo com a Defesa Civil, o tempo continua chuvoso ao longo do dia em praticamente todo o litoral catarinense. Entre a tarde e a noite, a instabilidade ganha força e, novamente, as chuvas se intensificam em alguns momentos no Litoral e no Vale do Itajaí.
A Grande Florianópolis, o Médio Vale do Itajaí e partes da Serra estão sob atenção, com acumulados de chuva que podem variar entre 60 e 80 mm, com pontuais acima, conforme indica o mapa abaixo.
O Alto Vale do Itajaí e porções tanto do Planalto Norte quanto do Planalto Sul estão sob observação Nessas áreas, os volumes de chuva variam entre 30 e 50 mm ao longo do dia.
Terça-feira é marcada por frio e temporais isolados
A circulação marítima responsável pelas chuvas no litoral catarinense durante o final de semana perde força na terça (16), quando uma frente fria avança pelo estado. A tendência é de que a chuva perca força, contudo, temporais isolados estão previstos para todas as regiões catarinenses.
Segundo a Defesa Civil, os temporais começam pela região do Grande Oeste, onde deve chover já pela manhã, e avança aos poucos no decorrer do dia, alcançando as demais regiões entre a tarde e a noite.
São esperados raios e rajadas de vento, que podem provocar destelhamentos, alagamentos queda de galhos e árvores e danos a rede elétrica.
O mapa abaixo indica risco moderado nas áreas em amarelo: Grande Oeste, parte do Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte. No Planalto Sul, na Grande Florianópolis e no Litoral Sul, o risco é considerado baixo.
Tempo frio e seco começa a se firmar na quarta-feira
O sol volta a aparecer em toda Santa Catarina na quarta-feira (17), quando uma massa de ar mais seco predomina. A previsão é de temperaturas baixas no amanhecer.