Três regiões de Santa Catarina devem registrar chuva forte a torrencial entre quinta e sexta-feira (16). O fenômeno ocorre devido à formação de um ciclone extratropical entre o Litoral catarinense e o Oceano Atlântico, de acordo com o meteorologista Piter Scheuer.
As seguintes regiões estão em alerta: Litoral, Vale do Itajaí e Serra de Santa Catarina, com volumes de chuva que devem chegar a 100/150 mm. No Litoral Sul os temporais devem ser ainda mais intensos, com acumulados previstos de 200 mm.
Scheuer aponta risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra nas regiões. “Atenção com as áreas ribeirinhas e os rios”, pontua, devido ao risco de enchente relâmpago.
A chuva se intensifica nesta quarta-feira (14), e os maiores volumem devem ser registrados entra quinta e sexta. “No Nordeste do Estado e Centro Leste do Paraná o tempo melhora na sexta-feira. Nas demais região a melhora ocorre gradualmente no fim de semana“, destaca o meteorologista.
A presença do ciclone também favorece ventos fortes no Estado, com destaque ao setor Leste. Devem ser registradas rajadas de vento até 100 km/h na Grande Florianópolis, Litoral Sul e algumas áreas da Serra.