Cidades do Oeste catarinense e do Vale do Itajaí já começaram a sofrer os impactos das chuvas previstas no alerta de temporal para este final de semana no Estado.
Na madrugada desta sexta-feira (11), a chuva e o forte vento derrubaram árvores e destelharam casas em São Lourenço do Oeste. Ao longo desta manhã, foram realizados atendimentos de desobstrução de ruas e entrega de lonas.
A cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, também registrou ocorrências relacionadas à ventania nesta madrugada. Árvores caíram e 13 mil moradores ficaram sem energia elétrica. Segundo a Prefeitura, o horário de pico da ventania foi por volta 7h25 da manhã, quando os ventos atingiram a velocidade de 54,9 km/h.
Em Itajaí, lama e irregularidades agravadas pelas chuvas intensas trazem insegurança aos motoristas e pedestres. As recentes obras do Semasa (Serviço Municipal de Água e Saneamento de Itajaí) no Morro da Cruz foram finalizadas na última terça-feira (8), mas o local ainda enfrenta problemas com a drenagem das chuvas que atingiram a cidade durante a semana.
Em Florianópolis, a chuva intensa provocou filas e lentidão no trânsito em vários pontos da cidade, especialmente na Beira-Mar Norte. De acordo com a Defesa Civil, as chuvas devem permanecer pelo menos até domingo (13) na Capital.
Novo alerta de temporal
O novo alerta de temporal da Defesa Civil prevê mais chuvas entre a tarde e a noite desta sexta-feira (11), com rajada de ventos, raios e queda de granizo em todo o Estado, principalmente nas cidades do Grande Oeste e Planalto Norte.
O alerta prevê chuvas isoladas também na madrugada de sábado (12), principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
O risco para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa.
Orientações da Defesa Civil de como se proteger
- Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
- Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro.
- Na praia, jamais fique na água.
Orientações da Defesa Civil após temporal
- Orienta-se para que a população não tente subir e consertar telhas ou tapar buracos enquanto perdurarem as chuvas.
- Cubram os móveis se necessário.
- Caso identifiquem árvores em risco potencial de queda, que entrem em contato via 193.
- Cuidado ao dirigir para evitar acidentes.
- Que a população informe sobre possíveis pontos de deslizamento.