O colegiado da Defesa Civil da Amvali, composto pelos municípios de Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Barra Velha, Massaranduba, São João do Itaperiu e Schroeder, se reuniu extraordinariamente na manhã desta quinta-feira (9), em Corupá.
O encontro, atendeu convocação da defesa civil local para elaborar um documento conjunto de solicitação de apoio ao governo estadual na recuperação dos estragos causados pelas chuvas que assolam o município desde novembro de 2022
O colegiado reforçará o pedido de Corupá para que o governo catarinense se comprometa com uma data de entrega dos kits transposição que serão instalados no interior, já que as cabeceiras das pontes estão prontas e foram construídas pela prefeitura. Ocorre que como o governo do estado ainda não cumpriu a sua parte, o município tem implantado passagens provisórias de madeira, que acabam sendo levadas pela correnteza.
Nos próximos dias, chegarão ao município 3 kits de transposição que serão instalados na Ponte da Tifa dos Milhões, Ponte do Paker e Ponte do Miro, no Garajuva, e outros 9 ainda aguardam para serem entregues. Uma das prioridades, são os kits de 15 metros, sendo um deles para implantar na Tifa Pezzatti, próximo à Igreja São Pedro/São Paulo.
“A união de esforços sempre é muito importante e num momento como esse, é importante para sensibilizarmos as autoridades federais e estaduais”, disse o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, pasta que abriga também a defesa civil do município, Veríssimo Garcia.
Para Claudio Finta, prefeito de Corupá, em exercício, o apoio do governo é importante para o município fazer frente ao trabalho de recuperação. “Assim como a liberação dos kits, temos muitas outras coisas que precisam ser feitas e para isso precisamos do auxílio dos governos para anteder à grande demanda”, observou.
O coordenador do Colegiado da Defesa Civil da Amvali, Isaias Kubnik, desatacou no encontro que assim como Corupá, Massaranduba também aguarda pela liberação de kits de transposição pelo governo catarinense.