O deslocamento do ciclone extratropical pode causar risco de alagamentos e rajadas de vento de 80 km/h até a tarde deste domingo (2) em Santa Catarina.
De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão indica também o estreitamento de areia nas praias por conta do vento persistente do quadrante Sul/Sudeste.
Além disso, o deslocamento do ciclone extratropical pelo litoral sul do Brasil também pode provocar ondas de até 4,5 metros.
Confira as regiões com risco de alagamento:
- SC-405, próximo do bairro Rio Tavares, em Florianópolis;
- Centro de Eventos/CentroSul, em Florianópolis;
- Avenida da Saudade, em Florianópolis
- Praias do Sul da Ilha de Santa Catarina;
- Barra Velha;
- Araranguá;
- Itajaí;
- Joinville.
Por volta das 10h20 deste sábado, as embarcações já eram retiradas da areia da Praia do Pântano do Sul, no Sul da Ilha de Santa Catarina, em decorrência do risco de ressaca.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o sábado deve contar com nuvens e formação de nevoeiros em Santa Catarina, especialmente por conta da umidade deixada pela frente fria combinada com o ar frio do sistema de alta pressão.
No decorrer do dia, a nebulosidade diminuir e o sol predomina, mas as cidades do litoral e áreas próximas permanecem contando com a variação de nuvens.
Já no período da tarde, as temperaturas ficam entre 22°C e 25°C na maior parte do estado. No entanto, o Oeste permanece com máximas de 29°C.
Com a chegada do ar frio, as mínimas devem diminuir ao longo da noite, oscilando em torno de 6°C na Serra e entre 8°C e 18° nas demais regiões catarinenses.
O mar fica muito agitado em todo litoral, com ondas de direção Sul e altura entre 2,5 metros e com picos e 3,5 metros próximos da costa. O risco é considerado moderado para agitação marítima e ressacada.
Domingo com chance de geada
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o tempo segue estável com predomínio de sol em todas as regiões do Estado ao longo do domingo (2). Isso ocorre por conta da atuação da massa de ar seco e frio. No entanto, o litoral e áreas próximas permanecem com mais nuvens por conta do deslocamento da umidade.
O amanhecer contará com temperaturas baixas, sensação de frio em boa parte do estado e chance de geada em pontos da Serra e do Meio-Oeste. As temperaturas podem ficar entre 3°C a 5°C nas regiões altas.
O mar permanece muito agitado com ondas que podem chegar aos 3 metros no Litoral Sul e Grande Florianópolis ao longo do domingo (2). O risco é considerado moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca.
Confira as temperaturas para o sábado (1º):
- Litoral Norte: 18°C/27°C;
- Planalto Norte: 10°C/24°C ;
- Grande Florianópolis litorânea: 17°C/25°C;
- Grande Florianópolis serrana: 11°C/22°C;
- Vale do Itajaí: 13°C/27°C;
- Litoral Sul: 13°C/24°C;
- Planalto Sul: 4°C/21°C;
- Meio-Oeste: 7°C/23°C;
- Oeste: 9°C/26°C;
- Extremo Oeste: 12°C/29°C.