Secretária disse que haviam 500 peças de uniformes comprados ano passado disponíveis
A Prefeitura de Massaranduba reiterou que neste ano os estudantes da rede municipal não receberão uniformes escolares. A informação é da secretária de Educação, Helenice Glorinha Machado Luchetta, depois de novos questionamentos de ouvintes sobre o assunto.
De acordo com ela, como houve início de uma nova gestão municipal em janeiro, não foi possível fazer o processo licitatório para a compra dos uniformes.
“Uma licitação de uniforme é muito demorada, principalmente porque nós temos que entregar um produto de qualidade e que sirva para os nossos alunos. Então, desde a especificação técnica, que é o momento em que a gente pede tamanho, que tipo de tecido nós queremos, como que tem que ser tudo, só nesta parte já é super demorado. Depois, toda a documentação que a empresa precisa ter para se habilitar às empresas, para daí, então, licitar. E toda licitação tem um tempo regulamentar”, explica.
Caso a Prefeitura tivesse feito a compra este ano, este processo só estaria finalizado em agosto, ou seja, uma entrega muito tardia para uso durante pouco tempo no atual ano letivo.
“Nós fomos em todas as escolas e vimos que estavam sobrando em torno de 500 peças de uniformes novos que haviam sido comprados, pagos, mas estavam lá no depósito sobrando. Então, nós pegamos aquelas peças e entregamos para aquele aluno que não tinha nada, nenhuma. Aí, falamos aos gestores, aquele aluno que, por acaso, não tem nenhum uniforme, peça para vir pelo menos com uma camiseta branca este ano, que nós iremos entender se isso acontecer”, destaca Glorinha.
Glorinha destacou ainda que o processo de compra dos uniformes para o próximo ano letivo já começou e a intenção é entregar as peças aos alunos da rede municipal de Massaranduba no primeiro dia de aula de 2026.