Dando continuidade às medidas de segurança já adotadas pela rede municipal de ensino, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Educação, adquiriu detectores de metais para as Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb).
O equipamento será um aliado importante para a segurança escolar. Com esta nova medida ocorrerão inspeções que se constituem em vistoria pessoal e de volumes portados dentro das unidades. A Secretaria de Educação também pretende orientar os estudantes sobre os tipos de materiais que, eventualmente, possam causar riscos à integridade das pessoas ou ao patrimônio público, de forma pedagógica e prática. Isso somado ao constante monitoramento dos pais ou responsáveis, que em casa, precisam estar atentos aos acessos às redes sociais e ao conteúdo das mochilas.
Ao todo são 35 kits (detectores de metais + 35 carregadores + 35 baterias). O valor investido pela Secretaria de Educação é de R$ 157mil. Os equipamentos, que já chegaram às escolas, são manuseados pelo agente de vigilância da unidade e, na falta deste, pelo diretor. A secretária de Educação Emanuela Wolff ressalta que essas medidas de segurança são complementares, e que quanto mais as famílias estiverem atentas e forem parceiras das Escolas, mais efetivas elas serão. “É uma questão de segurança e também pedagógica. Cabe à escola e à família trabalharem juntas para orientar e conscientizar cada vez mais nossos alunos sobre a importância de mantermos os ambientes escolares seguros.”
Como ocorrerão as inspeções
As inspeções serão realizadas de maneira aleatória e acontecerão por turma ou grupo de alunos em dias e horários a serem definidos/sorteados pelo diretor da escola, nos alunos e em seus respectivos pertences que se encontrarem dentro da sala de aula, a fim de impedir a entrada de armamentos e objetos capazes de colocar em risco a integridade das pessoas ou do patrimônio da unidade escolar. Todos os alunos que ingressarem nas dependências da unidade escolar poderão, em momento oportuno, passar por inspeção por meio do detector de metais.
Ocorrendo o acionamento do alarme do detector de metais, a pessoa será convidada a se dirigir até a sala do diretor e será solicitado que o aluno deposite seus pertences na caixa/mesa para possibilitar a inspeção, a fim de que seja possível identificar o motivo do acionamento do detector de metais.
O ingresso ou retorno do aluno à sala de aula será permitido somente após a averiguação do objeto que tiver provocado o acionamento do detector. Se o objeto que tiver provocado o disparo do alarme não oferecer risco, será imediatamente devolvido ao aluno. Caso contrário, o objeto será retido e os pais/responsáveis e o Conselho Tutelar serão comunicados do ocorrido a fim de que sejam tomadas as medidas cabíveis.
Via: 105FM