O grupo técnico responsável por definir novas medidas para frear o avanço da Covid-19 em Santa Catarina descartou o fechamento de atividades não essenciais por 14 dias no estado. A decisão do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) foi tomada durante uma reunião na tarde de quarta-feira (17) com a presença de 19 instituições. Os especialistas, no entanto, não descartaram novas restrições.
No período da tarde desta quinta-feira (18), o grupo irá apresentar novas propostas, que devem ser encaminhadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A reunião para análise do cenário da pandemia foi provocada por uma ação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que solicitou o fechamento de todas as atividades pelo prazo de duas semanas. O pedido foi reformado pelo juiz Jefferson Zanini, que deu prazo ao governo para envolver o grupo técnico e deliberar sobre a possibilidade de “lockdown”.
Criado para coordenar as ações de enfrentamento à Covid-19, desde o início da pandemia, o Coes propõe notas técnicas, portarias, regramentos sanitários e soluções em conjunto para combater o coronavírus. Na portaria decretada pelo estado, o centro tem caráter consultivo e deliberativo.
O Coes é formado por técnicos de diversas superintendências e diretorias vinculadas à secretaria de saúde. Representantes do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e Polícia Militar também fazem parte do órgão.
Além dos profissionais vinculados à gestão pública participam das decisões do grupo membros como a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o Conselho Estadual de Saúde (CES), o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Florianópolis e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC).
Covid-19 em SC
Santa Catarina ultrapassou na noite de quarta-feira, 9 mil mortes por Covid-19 desde março de 2020. Segundo o boletim divulgado pelo governo do estado, 746.620 foram infectadas pelo novo coronavírus no período.
A taxa de ocupação na UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) é de 97,17%, contando UTI-geral e UTI-Covid. Se considerar os leitos de UTI-Covid para adultos, a ocupação é de 99,12%, com oito vagas em todo o estado. No site do governo do estado, é possível verificar a ocupação desses leitos em cada hospital.