Na última quinta-feira a gestora da E.M.E.F. Alto Luís Alves – Escola em Tempo Integral, de Massaranduba/SC e mestranda em Educação pela UNIARP Cristina Pereira Vieira de Liz, publicou juntamente com a professora Dr. Marlene Zwierewicz – Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Uniarp – Caçador/SC e o professor Professor Juan Miguel González Velasco – Da Universidade Mayor de San Andrés – UMSA. La Paz – Bolívia, um artigo científico em um periódico de uma revista especializada em Educação do Campo o artigo fui publicado em português e também em sua versão em espanhol.
No artigo a gestora relata que “As escolas do campo são instituições que atendem, prioritariamente, estudantes residentes em áreas rurais. Suscitam, portanto, práticas pedagógicas articuladas às demandas dos contextos locais, sem desconsiderar as demandas globais.
Considerando essa necessidade, este artigo teve como propósito analisar publicações brasileiras que discutem, articuladamente, as escolas do campo e as práticas pedagógicas sugerindo uma aproximação com a complexidade, a transdisciplinaridade e a ecoformação.
E com o presente estudo observou-se que as publicações se aproximam dessa tríade conceitual quando valorizam a articulação das escolas do campo à vida campesina, apesar de as demandas globais e os três conceitos estarem explícitos e intencionalmente demarcados somente em uma das publicações.”
Isto já é fruto da ação da Secretaria de Educação que concede apoio para a realização de pós graduação stricto-sensu, pautado no Plano Municipal de Educação e no Planejamento Estratégico que em sua meta 2 visa promover e incentivar a formação continuada dos estudantes, professores, gestores, especialistas e técnicos da rede municipal de educação de Massaranduba/SC.
Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular, clique aqui