Será que o clima de “inverno raiz” está dando as caras em Santa Catarina, após dias de um inverno atípico com calor que chegou próximo dos 30°C em algumas regiões? O mês de agosto inicia com chance de geada na Serra Catarinense, mas os termômetros tendem a continuar elevados em algumas regiões, conforme previsão da Defesa Civil de Santa Catarina.
Nesta segunda-feira (1º) o amanhecer será de nevoeiros isolados pelo Estado. Ao longo do dia o tempo ficará estável com sol e poucas nuvens. Haverá sensação de frio no amanhecer e à noite em decorrência de uma atuação de alta pressão entre o Sul do Brasil e o oceano.
As temperaturas mínimas, no amanhecer, ficam perto dos 3°C na Serra, de 9°C a 13°C no litoral e áreas próximas, de 5°C a 9°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Planalto Sul, 25°C no Extremo-Oeste e variam de 20°C a 24°C nas demais áreas.
A umidade fica abaixo dos 35% no período da tarde em cidades do Grande Oeste e Planaltos, o que pode ocasionar riscos à saúde como dor de cabeça, e desidratação, por exemplo.
Os amantes do frio e da neve ainda não serão presenteados com os tapetes branquinhos que costumam aparecer por Santa Catarina no inverno. Segundo a meteorologista da Defesa Civil, Elen Pelissaro, por enquanto não há indicativos de registros de neve no Estado. “A primeira quinzena de agosto será marcada por chuva frequente, especialmente a segunda semana a partir do dia 7”, pontua.
Terça-feira
Na terça-feira (2) o tempo segue estável, com sol e poucas nuvens. O dia amanhecerá com temperaturas mínimas perto dos 5°C na Serra, 8°C a 12°C na região central do Estado e de 12°C a 16°C nas demais áreas.
À tarde as máximas chegam aos 23°C no Planalto Sul, 26°C no Litoral Sul, oscilam de 24°C a 28°C no Grande Oeste e de 20°C a 25°C nas demais áreas.
A quarta-feira (3) e boa parte da quinta-feira (4) será marcada pela presença do sol a poucas nuvens, mas a partir da tarde de quinta a nebulosidade aumenta com chance de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados do Extremo-Oeste ao Litoral Sul por conta da aproximação e passagem de uma frente fria.
“Temos previsão de chuva entre quinta e sexta-feira. Por enquanto não temos indícios de que será necessário emitirmos avisos relacionados a esta condição, mas isto pode mudar no decorrer da semana. Porém, pelo que a previsão está indicando hoje não teremos condição de risco associado a chuva na quinta e sexta-feira”, explica.