Os golpes que envolvem o WhatsApp clonado são cada vez mais comuns, inclusive na nossa região. O objetivo é roubar dinheiro de usuários desavisados, usando informações de plataformas como o OLX e Mercado Livre. Há também uma nova onda, que segundo pesquisas do Google Trends, teve alta nas últimas semanas, em especial nas regiões Sul e Sudeste.
Confira algumas dicas para evitar possíveis golpes:
Desconfie do “almoço grátis”
Assim como o “phishing”, que são os famosos golpes através de e-mails, o novo golpe que afeta os usuários do WhatsApp tem como ingrediente principal e inocência e o descuido das pessoas. Conforme Thiago Marques, analista da Kaspersky Lab, o criminoso consegue roubar a conta do usuário no aplicativo, a lista de contatos com mensagens e dessa forma, personifica o dono do perfil. A partir disso, começam os pedidos de empréstimos ou ajuda para realizar pagamentos urgentes.
A interceptação começa com o criminoso entrando em contato com a vítima para conseguir o código de SMS para autenticação da conta em outro telefone. Isso acontece após conseguir o número de telefone do usuário em sites públicos, como o OLX, Mercado Livre e demais páginas de contato. “Quando a vítima responde à mensagem, o fraudador começa o processo de ativar o WhatsApp em um novo celular e o suposto código de verificação é, na verdade, o código de ativação da conta”, explica o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, Fabio Assolini. “Se ela não prestar atenção, acaba passando o número e tem seu WhatsApp roubado em minutos.”
Além de abordagens via celular, em alguns casos o pedido pela credencial pode vir por outros meios. Quando os golpistas encontram o número de telefone da vítima em anúncios do OLX ou Mercado Livre, o contato pode acontecer via e-mail ou até mesmo por meio do app de mensagens. Nesses casos, os criminosos incorporam os serviços de vendas e costumam dizer que o número de autenticação do WhatsApp serve para “colocar o anúncio no ar” ou desbloquear recursos da plataforma.
Como se proteger?
O primeiro passo é ativar a verificação em duas etapas, isso vale para qualquer aplicativo que contenha informações pessoais. No WhatsApp, é necessário ir na opção Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR.
A principal dica é ter cautela e atenção: normalmente os códigos recebidos pelo celular não devem ser compartilhados com ninguém. Eles servem apenas, para ativação de aplicativos no SEU APARELHO.
Evite deixar seu número exposto na internet para não receber tentativas de golpe. Se for vender um produto na web, veja se o serviço de marketplace aceita deixar apenas e-mail para forma de contato – o ideal é até criar uma conta só para isso, inclusive.
Outra dica: se receber uma ligação dizendo que você acaba de ganhar um sorteio ou um amigo aparecer desesperado pedindo dinheiro para um pagamento urgente, desconfie da história e verifique os fatos antes de passar qualquer informação valiosa.
Tem alguma dúvida? Entre em contato com o Procon de Massaranduba pelos telefones (47) 3379 – 4626, 3379 – 4617 ou envie uma mensagem para (47) 99278 – 4877. Você também pode falar com o órgão, que neste momento prioriza o atendimento remoto pelo e-mail procon@massaranduba.sc.gov.br ou procon2@massaranduba.sc.gov.br
Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular, clique aqui