Nesta semana alguns bairros do município estão recebendo uma inspeção criteriosa da Equipe da Vigilância Epidemiológica, da Agente de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde para verificação de possíveis focos de Dengue. A inspeção é feita em domicílios, comércio, indústrias e nas ruas em busca de locais que possam ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A agente de endemias Cassia Teixeira relata que muitos focos foram encontrados e que agora serão encaminhados para análise no Laboratório de Entomologia da Regional da Saúde. Esta análise nos permite saber se o criadouro encontrado é do mosquito transmissor da dengue ou de outro mosquito circulante.
Foi observado que a maior quantidade de larvas foram encontradas em bromélias e também em recipientes plásticos que estão em quintais e nas ruas.
Por isso se torna de grande importância que cada pessoa faça uma revisão periódica no seu ambiente interno e externo domiciliar, ambiente de trabalho para eliminação de possíveis criadouros “locais com água parada”.
A vigilância epidemiológica está observando um aumento considerável de casos. Atualmente estão em investigação 09 casos suspeitos. Já foram descartados 24 casos e CONFIRMADOS 07 CASOS. Dentre entre estes 07, 02 foram CONFIRMADOS como AUTÓCTONES que significa que a provável fonte de infecção foi dentro do município e os demais classificados como CASOS IMPORTADOS que significa que a provável fonte de infecção foi fora deste município.
Se cada um fizer a sua parte, juntos, conseguiremos manter a Dengue longe do nosso município.
Via: Redes Sociais Prefeitura Municipal de Massaranduba