Além de 1º lugar no estado e na região Sul, Jaraguá foi destaque entre todos os municípios do Brasil
Que Jaraguá do Sul fica acima da média estadual e nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) não é novidade. O que é inédito é esse índice ser tão alto e ficar em 1º lugar no Sul do País para os anos iniciais e em 2º lugar entre todos os municípios brasileiros com mais de cem mil habitantes para os anos iniciais.
Jaraguá perdeu apenas para a cidade de Sobral, no Ceará, considerando a rede pública de ensino nos anos iniciais. Mas os anos finais também se destacaram. O índice de Jaraguá ficou em 3º lugar nacional para a rede pública de ensino entre todas as cidades com mais de cem mil habitantes. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última sexta-feira (16), em Brasília.
Nos Anos Iniciais, a nota de Jaraguá do Sul foi 7,0. No Ideb dos Anos Finais, a nota de Jaraguá do Sul foi 6,2. A secretária de Educação Ivana Dias destaca que o resultado é fruto de muito trabalho e investimento em formação dos profissionais de educação.
“Cito alguns programas que têm contribuído para melhorar, ainda mais, a qualidade do ensino no município, como o Programa Educação Garantida (PEG), de Educação Financeira, de Letramento Digital, as aulas de Robótica e Programação, a formação continuada de professores e profissionais, disseminação de práticas de boas leituras, planejamento em rede e, principalmente, a proposta curricular alicerçada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, ressalta Ivana.
Via: 105FM