Sou Mais Pet
Geral

Jaraguá do Sul conquista o tricampeonato da Olesc

Jaraguá do Sul conquistou ontem (7), em Indaial, o tricampeonato da 20ª Olimpíada Escolar de Santa Catarina (Olesc). A cidade foi campeã da primeira edição do evento esportivo, realizada em 2001, e bicampeã no ano seguinte. O município conquistou 113 pontos na competição, 12 a mais que a segunda colocada, Florianópolis. Blumenau e Criciúma ficaram em terceira e quarta colocações, respectivamente, somando 98 e 72 pontos.

A equipe de natação de Jaraguá do Sul garantiu o título ao conquistar a primeira colocação no naipe masculino e o quarto lugar no feminino. Com isso, foram somados os 113 pontos da cidade campeã. Logo após a premiação da delegação de natação, a Fundação Catarinense de Esporte, organizadora do evento, promoveu a entrega dos troféus aos representantes dos três municípios campeões gerais da competição. Na ocasião, a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, recebeu o troféu do presidente da Fesporte, Kelvin Nunes Soares (confira o vídeo).

A secretária falou da importância do título, principalmente no período de pandemia que resultou no cancelamento de inúmeros eventos esportivos. “Os profissionais ligados ao Programa Bolsa Técnico Desportivo e os atletas mantiveram-se ativos durante todo o período de isolamento social, com treinamentos online, buscando formas alternativas. Adotamos todos os protocolos de segurança e, em momento algum, deixamos de fomentar o esporte de base no município. Mantivemos e até reforçamos o Programa Bolsa Atleta o que, para muitos, representa uma parte significativa da renda familiar. Sempre tivemos a convicção de que o esporte é uma atividade essencial para a saúde da população e comemoramos quando a legislação reconheceu isso, liberando algumas atividades.

O título vem coroar o trabalho e a dedicação de todos os envolvidos mas, acima de tudo, demonstra a coragem e a determinação do nosso povo que segue em frente, independentemente de qualquer adversidade. Estou certa de que falo em nome do Prefeito, Antídio Lunelli, e do vice, Jair Franzner, ao parabenizar  atletas, técnicos e servidores presentes em todas as sedes das competições e entidades esportivas. É necessário um agradecimento especial às famílias que apoiam e incentivam seus filhos na prática do esporte. Honramos nosso hino e provamos que Jaraguá do Sul é gigante em qualquer circunstância”.

A 20ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) ocorreu, neste ano, em virtude da pandemia, em várias sedes: Timbó, Blumenau, Caçador e Criciúma, além de Videira. A modalidade de ciclismo abriu, em Videira, no início de outubro, a Olesc.

Pontuaram para a cidade as seguintes modalidades:

– A delegação de atletismo foi campeã geral, vencendo nos naipes masculino e feminino, com larga margem de pontos sobre os vice-campeões. Houve quebra de recorde no revezamento 4×400 misto (confira o vídeo), numa prova com largada em terceira posição e chegada com 12 segundos de vantagem sobre o segundo colocado. Carolina Menel Lopes, Natália Campregher, Lucas Andrade e Gabriel Ristow Tasca protagonizaram a conquista. A modalidade conquistou 12 medalhas de ouro, 10 de prata e 9 de bronze;

– A Natação conquistou o título de campeã no naipe masculino e foi quarta colocada no naipe feminino, somando 16 pontos cruciais para a conquista do título, no último dia de competições, em Indaial. As conquistas individuais desta modalidade renderam três medalhas de ouro e cinco de prata;

 O voleibol feminino conquistou o título inédito de campeão da Olesc; o naipe masculino ficou com o quarto lugar, somando dois pontos para o município.

– O basquetebol feminino sagrou-se hexacampeão e o naipe masculino foi o vice-campeão, garantindo oito pontos para a soma geral;

– O handebol masculino voltou ao pódio após seis anos, conquistando o vice-campeonato;

– As meninas do xadrez trouxeram o título de vice-campeãs, enquanto os meninos ficaram em quarto lugar, somando mais três pontos para o quadro geral do município;

– O futsal também foi vice-campeão da competição;

– O Taekwondo participou como modalidade de “demonstração”, por isso não somou pontos. Mesmo assim, a delegação de Jaraguá do Sul conquistou a medalha de bronze no naipe masculino e quarto lugar no feminino.

– O ciclismo conquistou o bronze;

– O tênis de mesa, mesmo conquistando apenas o sexto lugar no naipe feminino, somou um ponto para o  quadro geral do município.


Vale destacar a importância da pontuação conquistada por todas as modalidades, mesmo as que não subiram ao pódio. O regulamento da Olesc previa pontuação até o oitavo lugar em cada modalidade. São computados 13 pontos para a equipe campeã; 8 para o vice-campeão, cinco para o terceiro colocado, chegando a um ponto para a oitava colocação. Isso significa que todos os atletas das delegações mantidas na zona de pontuação colaboraram diretamente para a conquista do título A soma dos pontos determina o município campeão, segundo e terceiro colocados da competição. ‘Trata-se de uma vitória de toda a delegação do município’, explica a secretária.

Os trabalhos seguem voltados para os 33º Joguinhos Abertos (já iniciados) e a 60ª edição dos Jasc, que ocorrem a partir da próxima semana, em São José. (Com colaboração de Dinalberto Moreira)



Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!



Casa dos Colchoes