A Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc) segue até sábado (7), mas Jaraguá do Sul já figura entre os municípios destaques da competição. Delegações de várias modalidades representando a cidade conquistaram títulos recentemente. As meninas do voleibol alcançaram o campeonato inédito; as do basquetebol trouxeram o hexacampeonato. Futsal e basquetebol, várias vezes campeões da competição, além do handebol, todos do naipe masculino, levaram o vice-campeonato do evento esportivo. As meninas do xadrez trouxeram o título de vice-campeãs, enquanto os meninos ficaram em quarto lugar, somando mais três pontos para o quadro geral de pontos. O futsal foi vice-campeão da competição e o ciclismo conquistou o bronze. A delegação de atletismo sagrou-se campeã geral nos naipes masculino e feminino. O município tem representantes, ainda nesta semana, nas provas de natação e taekwondo.
“Jaraguá do Sul tem uma tradição esportiva respeitada e reconhecida. Nos últimos anos, houve um crescimento significativo em termos de conquistas, troféus, medalhas e, principalmente, em número de crianças e jovens participando das equipes de base do município, em praticamente todas as modalidades”, explica a secretária de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Natália Lúcia Petry.
Vários fatores contribuíram para a situação. A ampliação do Programa Bolsa Atleta, que neste ano recebeu um investimento de R$ 1.146.291,85, contemplando 263 atletas e paratletas. “As bolsas de estudo em escolas e faculdades, oferecidas por meio de convênios entre as instituições de ensino e as associações esportivas, mantêm muitos jovens talentosos praticando esporte e defendendo as cores do município”, pondera.
O Bolsa Técnico Desportivo, criado em 2017, atraiu profissionais qualificados, alguns dos quais treinadores olímpicos, para integrar o corpo técnico das equipes, não só de rendimento, mas também nas escolinhas de iniciação. “Antes da pandemia, tínhamos aproximadamente seis mil crianças e jovens praticando as modalidades desde o atletismo até o xadrez. O investimento de R$ 1.425.583,66 na contratação de 27 técnicos não se refletiu apenas nos resultados obtidos nas competições, mas também no aumento da procura por parte dos pais que buscam atividades saudáveis para seus filhos”, diz.
“Para a Secel, que tem a missão de fomentar o esporte, a cultura e o lazer no município, é gratificante ver que todo o esforço iniciado em 2017 vem rendendo frutos. É muito bom vermos as conquistas inéditas, medalhas e títulos, pois isso recompensa o esforço do atleta e incentiva outros jovens a participarem das modalidades”. O trabalho da secretaria é voltado, segundo a secretária, para a formação de uma geração mais saudável por meio da prática do esporte. “O fortalecimento do Programa Bolsa Atleta e a criação do Programa Bolsa Técnico Desportivo foram fundamentais para tantos resultados. Técnicos, atletas, servidores, pais, entidades esportivas e parceiros estão de parabéns”. (Com colaboração de Dinalberto Moreira)
Acompanhe o balanço dos resultados de Jaraguá do Sul na Olesc:
– Desde a fase microrregional da Olesc, a delegação jaraguaense soma 251 atletas, 29 técnicos/auxiliares e 10 servidores da secretaria acompanhando as competições;
– A equipe de atletismo foi campeã geral, vencendo nos naipes masculino e feminino com larga margem de pontos sobre os vice-campeões. Houve a conquista de recorde no revezamento 4×400 misto, numa prova em que os atletas de Jaraguá largaram em terceiro e chegaram com 12 segundos de vantagem para o segundo colocado. Carolina Menel Lopes, Natália Campregher, Lucas Andrade e Gabriel Ristow Tasca protagonizaram a conquista. (Confira o vídeo aqui).
– O atletismo conquistou 12 medalhas de ouro, 10 de prata e 9 de bronze.
– O voleibol feminino conquistou o título inédito de campeão da Olesc;
– O basquetebol feminino sagrou-se hexacampeão; o naipe masculino foi o vice-campeão;
– O handebol masculino voltou ao pódio após 17 anos, conquistando o vice-campeonato;
– As meninas do xadrez trouxeram o título de vice-campeãs, enquanto os meninos ficaram em quarto lugar, somando mais três pontos para o quadro geral de pontos do município.
– O futsal também foi vice-campeão da competição;
– O ciclismo conquistou o bronze.