Jaraguá do Sul foi classificado como primeiro município catarinense com mais de 100 mil habitantes no Índice de Gestão Municipal Aquila (Igma). O levantamento levou em consideração seis pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
O anúncio foi pelo Grupo Band, promotor da Premiação Cidades Excelentes, ou aquela que “atrai o que há de melhor, onde as pessoas querem viver e as empresas se instalar”. Agora, o município concorre na etapa nacional da premiação.
Dentre as cidades de Santa Catarina com mais de 100 mil habitantes, Jaraguá do Sul aparece em primeiro lugar geral, seguido de Chapecó e Itajaí. Além disso, obteve os melhores índices em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, seguido de Brusque e Blumenau. Ficou em segundo lugar nos índices de Eficiência Fiscal e Transparência e em Infraestrutura e Mobilidade Urbana, e o terceiro melhor índice de Educação, junto com Chapecó e Criciúma.
Para o prefeito Antídio Lunelli, esse reconhecimento é reflexo do trabalho realizado ao longo dos últimos anos. Ele destacou a proximidade e parceria que o Poder Público tem com as entidades privadas, e que tem sido fundamental. “O espírito de voluntariado e de empreendedorismo também são uma das marcas de nossa comunidade. Jaraguá do Sul está na Vanguarda e é referência para o Brasil em uma série de quesitos e ficamos muito entusiasmados com mais esta premiação”, comentou.
Lunelli fez questão de frisar que, na Prefeitura de Jaraguá do Sul, as ações são tomadas com base em cinco pilares administrativos: gestão e transparência, empreendedorismo e geração de emprego, educação, infraestrutura e saúde e qualidade de vida. “E todos esses pilares tem como diretriz a inovação. Esse ambiente positivo nos dá alicerce para administrarmos nosso Município com visão para o futuro: inovando, desburocratizando, facilitando a vida de quem quer empreender e principalmente, entregando qualidade de vida para a nossa população”, enfatizou. “Imprimir mais gestão à administração pública é um desafio diário, mas temos conseguido com uma equipe capacitada e dedicada. Por isso, esse prêmio nos orgulha e motiva”, finalizou, parabenizando ao Grupo Band pela iniciativa.
Indicadores
O Igma é formado por 41 indicadores alimentados por fontes públicas, processados por meio de um algoritmo que fornece um índice consolidado por município. É atualizado em tempo real, automaticamente. Entre os indicadores da categoria “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública” está o PIB per capita, jovens que completaram o ensino médio, renda domiciliar per capita, entre outros. Na “infraestrutura e mobilidade”, as condições ambientais urbanas, condições habitacionais e infraestrutura urbana. Na saúde e bem-estar, cobertura Estratégia Saúde da Família, expectativa de vida ao nascer, número de leitos hospitalares SUS por mil habitantes. Na Educação, o analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais, expectativa de anos de estudo, taxa de abandono nos anos finais do ensino fundamental, entre outros. Eficiência fiscal e transparência leva em conta o percentual de endividamento, autonomia fiscal e capacidade de investir.