O rio Itajaí-Mirim saiu da calha em alguns pontos e extravasou neste sábado (18) em Brusque, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Com isso, a Beira Rio foi tomada pelas águas na altura do Loteamento Malossi/Santa Rita.
Rio Itajaí-Mirim chegou a pico de 5,80 metros, diz Defesa Civil
Por volta das 16h chegou em um pico de 5,80 metros. Meia-noite terá um novo pico podendo a chegar a 6,40 e às 5h da manhã do domingo (19) a 6,50.
“Com essa medição nenhuma casa será atingida em Brusque”, explicou o diretor da Defesa Civil de Brusque, André Cristiano Archer.
Segundo Archer, para que casas sejam atingidas o nível do rio Itajaí-Mirim precisa atingir 7,15 metros.
Até às 19h deste sábado já choveu 52 milímetros em Brusque, 172 milímetros em Vidal Ramos e 147 milímetros em Botuverá.
Rio Itajaí-Açu chega a 7 metros
O nível do Rio Itajaí-Açu chegou a 7,1 metros na tarde deste sábado (18) em Rio do Sul, no Vale do Itajaí. São quase 5 metros acima do nível comum, que é 2 metros.
Segundo a Defesa Civil de Rio do Sul, a previsão é que o rio chegue até 8,5 metros, podendo atingir até 9,5 metros, com base na chuva das últimas 24 horas na região.
A chuva na região já ultrapassou os 150 milímetros nas últimas 24h e a previsão é de mais tempestade para este sábado. É previsto que o volume chegue a 200 milímetros até o final do dia.
Bairros como Taboão, Pamplona, Bela Aliança, Santa Rita são os primeiros a serem atingidos. Segundo a Defesa Civil, moradores já se mobilizam para retirar seus pertences e buscar locais seguros.
Família é resgatada após ficar ilhada em Rio do Sul
Uma família precisou ser resgatada após ficar ilhada, em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, por conta da chuva que causa alagamentos em ruas neste sábado (18). No total, foram resgatadas sete pessoas, das quais cinco eram crianças.
As vítimas foram resgatadas de uma casa pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul. O resgate aconteceu por volta das 12h30, na rua João Marchi, no bairro Valada São Paulo.