Fenômeno deve se repetir nesta sexta-feira (13)
Maravilha, no Oeste, foi o primeiro município de Santa Catarina a registrar a chamada chuva preta. A cidade foi afetada pelo fenômeno causado pela presença de fuligem e cinzas na atmosfera, resultantes das queimadas que atingem o Centro-Norte do Brasil.
A fumaça, que já vinha sendo observada em diferentes regiões do estado, se misturou com a precipitação, escurecendo a água da chuva.
A Central de Monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina já havia previsto o fenômeno, alertando sobre a possibilidade de chuva preta devido à alta concentração de fumaça e fuligem no ar.
A meteorologista da defesa civil, Francine Sacco, alerta para a possibilidade de outras cidades catarinenses observarem o fenômeno ao longo da sexta-feira, 13, isso porque uma frente fria passa pelo estado trazendo chuva.
A Defesa Civil também destaca que os catarinenses devem acompanhar as atualizações pelos canais oficiais, como o site e os aplicativos da Secretaria, que continuam emitindo alertas e orientações em tempo real.