O tempo segue instável em Santa Catarina, nesta quarta-feira (10). Segundo Defesa Civil, o Estado permanece em alerta por conta do acumulo de chuva que pode causar deslizamentos, alagamentos, enxurradas e inundações. Além disso, há risco de temporais, com rajadas de vento que podem chegar a 100km/h, no Litoral e áreas próximas.
De acordo com o órgão, a chuva que varia entre intensa a moderada em regiões dos Planaltos ao litoral – também chega ao Oeste catarinense, em forma de pancadas e chance de temporais isolados.
Durante o dia as temperaturas ficam amenas no Estado, com máxima de 17°C no Litoral.
Mudança no tempo
Segundo previsão da Defesa Civil, a partir da noite desta quarta-feira as condições do tempo devem melhorar, por conta da aproximação de uma frente fria.
Por conta disso, o tempo deve ser estável na quinta-feira (11) em grande parte de Santa Catarina, com sol e variação de nuvens. No entanto, para o Litoral ainda há chance de chuva isolada de fraca intensidade.
Apesar da melhora no tempo, a forte chuva que atinge o território catarinense nos últimos dias, mantem o alerta para ocorrências como deslizamentos, alagamentos, enxurradas e inundações.
A frente fria baixa as temperaturas no Estado, com possibilidade de geada ao amanhecer e mínimas de 0 a 5°C entre Planaltos e Meio Oeste. No decorrer do dia as temperaturas permanecem amenas, com máxima chegando a 20°C.
Mais de 200 mm em três dias
Pelo menos três municípios catarinenses já registraram mais 200 mm de chuva em três dias. Segundo monitoramento da Defesa Civil, realizado nesta quarta-feira, por volta das às 5h40, o maior acumulo em três dias foi registrado em Praia Grande, onde choveu 210,8 mm.
Na sequência aparecem Nova Veneza, com acumulado de 208,2 e Morro da Fumaça, com 201,2 mm.
Em Florianópolis o acumulado em três dias chega a 198,7 mm. Somente em uma hora foram 20 mm.
Confira o acúmulo por região:
Bombeiros em alerta
Por conta da tempestade que atinge Santa Catarina – decorrente da formação e atuação de um ciclone extratropical – as equipes dos bombeiros estão em alerta desde terça-feira (9).
Os bombeiros iniciaram o acompanhamento da situação e o protocolo de acionamento das equipes de Forças-Tarefa das cidades do litoral catarinense.